Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Palestra educativa no Hospital Santa Mônica reforça o combate à violência contra a mulher

Objetivo central é o enfrentamento da violência contra as mulheres em diversos setores da sociedade

Publicado em: 29/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Palestra educativa no Hospital Santa Mônica reforça o combate à violência contra a mulher

Servidoras do hospital foram o público-alvo da ação. (Foto: Maira Soares)

Com o tema Agosto Lilás e Lei Maria da Penha: diálogos e reflexões sobre a violência doméstica, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou palestra educativa, nesta segunda-feira (28), no Hospital Santa Mônica, Centro. Objetivo é o enfrentamento da violência contra as mulheres, em diversos setores da sociedade.

A coordenadora do CRAM, Andersônia Macedo, explicou a importância da palestra ser ministrada aos servidores de um hospital, por desempenharem um papel crucial no atendimento e na recuperação de vítimas de violência doméstica. “A escolha do Hospital Santa Mônica para abraçar a causa, demonstra uma conscientização profunda sobre a importância de se trabalhar esse tema em todos os setores da sociedade, inclusive na área da saúde, geralmente porta de entrada para mulheres vítimas de agressão”.

Durante palestra ministrada, a advogada Cristiane Brito abordou diversos aspectos da violência contra a mulher, incluindo os tipos, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral; o ciclo da violência e métodos de identificação. Ela, também, destacou a importância das Medidas Protetivas de Urgência, a necessidade de denunciar e a rede de proteção para mulheres vítimas de violência, além de mencionar o trabalho da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher no Município de Imperatriz.

A violência contra as mulheres é um problema global que afeta todas as esferas da sociedade. Seu combate exige um esforço conjunto de instituições públicas e privadas, além da conscientização da população em geral. Nesse contexto, a Campanha Agosto Lilás ganha relevância proporcionando um espaço de diálogo e ações concretas, para erradicar esse tipo de violência.

Rede de enfrentamento da Prefeitura

CRAM

O CRAM, como espaço primordial de prevenção e combate à violência contra a mulher, proporciona um atendimento especializado, incluindo assistência psicológica, pedagógica e social. Nova sede está localizada na Avenida São Sebastião, Bairro Vila Nova, na Casa da Mulher Maranhense. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 98135- 3223.

Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto

A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, por sua vez, desempenha um papel crucial ao oferecer suporte confidencial e temporário para mulheres em risco iminente de violência doméstica, juntamente com seus filhos menores de 16 anos.

Políticas públicas para a mulher