Políticas públicas para a mulher

DATA

Dia Nacional da Mulher é comemorado hoje, 30 de abril

Homenagem foi instituída há 38 anos, pelo presidente João Figueiredo

Publicado em: 30/04/2021 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Dia Nacional da Mulher é comemorado hoje, 30 de abril

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, o CRAM, Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto e toda a rede de enfrentamento prestam importante serviço de proteção às mulheres em situação de violência (Foto: Maira Soares)

Data é comemorada hoje, em homenagem ao nascimento de Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880, considerada uma líder muito importante, pioneira na luta pelos direitos das mulheres na época. Criada pelo presidente João Figueiredo, relembra as conquistas, lutas e desigualdades que a mulher passou e passa antes, durante e depois de todos os movimentos em prol de igualdade. 

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, chama atenção para os serviços prestados pelo município, por meio de ações, projetos e campanhas realizadas pela Rede de Enfrentamento e principalmente pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, CRAM, e Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto.

A secretária Eva Messias destaca que no relatório trimestral do quantitativo das ações do CRAM, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram 106 atendimentos presencialmente ou de forma remota.

“Os trabalhos voltados às mulheres, seja ele através de um serviço jurídico, psicólogo, assistente social ou até mesmo no encaminhamento para denúncia, são prioridades da gestão municipal . Nesta data especial, em que celebramos o dia Nacional da Mulher, eu em nome de toda nossa equipe, parabenizo a todas as mulheres pela essência, garra e força que carregam”, afirma Eva.

A secretária informa ainda que o setor do serviço social, durante os meses de janeiro, fevereiro e março, realizou 81 atendimentos. Já no setor psicológico foram 183 atendimentos e no setor jurídico a equipe atendeu 43 mulheres.

Em caso de violência doméstica ou qualquer situação onde a mulher esteja tendo seus direitos violados, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados. Denúncias podem ser feitas pelo (99) 99193-1717 / 99123-4638 / 99204-7925 / 180 e 190 da Polícia Militar.

Políticas públicas para a mulher