Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Ações do mês das mães seguem nos bairros da cidade

Momento foi realizado no CRAS Bacuri e Creche Raio de Sol

Publicado em: 17/05/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Ações do mês das mães seguem nos bairros da cidade

Ação faz parte do cronograma de ações da secretaria da Mulher, em alusão ao Dia das Mães. (Foto: Maira Soares)

Ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), continuam cronograma de atividades em alusão ao mês em que é comemorado o Dia das Mães. Nesta terça-feira (16), a equipe técnica do Centro de Referência à Mulher (CRAM) esteve reunida no CRAS Bacuri, com ministração da palestra “Maternidade e trabalho: desafio frente à conciliação de papéis”.

A coordenadora Andersonia Macedo relata que, a maternidade é uma fase importante na vida de uma mulher. “Vem cheia de novidades e mudanças que refletem, também, no cotidiano de trabalho dessa mulher e de suas dinâmicas, tanto social quanto familiar. Infelizmente ainda hoje existe o preconceito com a mulher no ambiente de trabalho, principalmente com aquelas que além de profissionais, também são mães. É de suma importância que os empregadores forneçam um ambiente seguro e empático, para que essas mulheres consigam balancear essas diferentes áreas da vida”, conclui.

A pedagoga e palestrante da ação, Jesiléia Rodrigues, fala sobre momento de reflexão e conversa com o grupo de idosos do CRAS Bacuri. “Realizamos um resgaste histórico sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho e abordagens sobre o trabalho como conquista e realização pessoal na vida mulher, a tentativa de conciliar as muitas atividades do dia a dia, a autocobrança para desempenhar com excelências tantos papéis e as consequências disso para a saúde mental”.

No dia 12, a ação foi realizada na Creche Raio de Sol, Alto Bonito do Triângulo, com sorteio de brindes e abordagem temática voltada para “Mães e mulheres que fazem a diferença”, ministrada pela assistente social Crisleide Sousa e a psicóloga Laryssa Nogueira. A secretária da Mulher, Terezinha Soares, explica que “a realização de momentos de reflexão em alusão ao Dia das Mães, sobre sua história e legado é de extrema importância, pois permite que as mães tenham a oportunidade de se reconectar com sua própria jornada materna e a refletirem sobre o impacto que têm na vida de seus filhos, através do fortalecimento da autoestima”.

Políticas públicas para a mulher