Planejamento

RECEITA MUNICIPAL

Sefazgo investe em tecnologia para processamento de dados e informações

Secretaria disponibilizará painel de empresas ativas em Imperatriz, para reforçar a transparência dos dados tributários da cidade

Publicado em: 25/03/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Sefazgo investe em tecnologia para processamento de dados e informações

O processo de modernização das atividades da Receita Municipal de Imperatriz é desenvolvido desde 2017, com a implantação de novos sistemas que favorecem diretamente os munícipes (Foto: Rebeca Lima)

O Programa de Modernização Tributária está em fase de implantação no município. A Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) realiza melhorias na sua capacidade de processamento de dados e informações. Composta por três etapas, sendo elas: as implantações do Business Intelligence (B.I), Mineração de Dados aplicada a arrecadação e da tecnologia de Inteligência Artificial.

Nessa etapa inicial, a Sefazgo desenvolve uma tecnologia integrada de equipamentos e softwares para o banco de dados, em operação no propósito de realizar vários cruzamentos de dados e auxiliar na tomada de decisões através do B.I. O objetivo é cruzar as informações com mais agilidade, ampliando a capacidade da Sefazgo de detectar em menos tempo os erros, fraudes e falhas envolvendo contribuintes.

Será possível fazer o monitoramento em tempo real das operações dos usuários cadastros no município, através do painel de empresas, no link, http://datastudio.google.com/embed/reporting/8e05a42f-51ea-4e90-bd8b-40d12d86a24e/page/qgR. No painel, ainda em fase teste, estão disponibilizadas informações sobre as empresas ativas em Imperatriz, fornecendo aos contribuintes a prestação dos dados sobre o cenário tributário. Esse cruzamento e disponibilização são possíveis graças aos processamentos feitos através do B.I.

“Este grande projeto prevê a adoção dos métodos mais modernos disponíveis no mercado. É uma inovação que chega em um ótimo momento, em que Imperatriz vem aprimorando sua performance na arrecadação, na gestão Assis Ramos. Isso se faz essencial para que o Município consiga atender às demandas da sociedade, que são crescentes”, explica o secretário da Sefazgo, Josafan Bonfim.

O processo de modernização das atividades da Receita Municipal de Imperatriz é desenvolvido desde 2017, com a implantação de novos sistemas que favorecem diretamente os munícipes. A Secretaria de Fazenda busca o avanço dos serviços prestados à população, com o propósito de trazer maior qualidade e modernidade ao setor público.

Ainda segundo o secretário da pasta, essas inovações são frutos de uma gestão séria e comprometida com o trabalho de fomento à economia da cidade. “Continuaremos avançando, e firmamos o compromisso de trazer o que há de mais moderno para nosso contribuinte, garantindo uma melhor justiça fiscal, maior comodidade no atendimento”, afirma.

Contribuintes que desejam mais informações podem dirigir se a Secretaria de Fazenda do Município, localizada na rua Godofredo Viana, nº 722/733 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Informações também podem ser obtidas através do WhatsApp: (99) 99185-7126 e e-mail: sefazgo@imperatriz.ma.gov.br.

Planejamento