Planejamento

CELEBRAÇÃO

Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com café da manhã

Solenidade acorreu no Complexo Administrativo Dr. Carlos Gomes de Amorim

Publicado em: 09/03/2022 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com café da manhã

Primeira-dama, Janaína Ramos, secretárias e secretários prestigiaram o evento (Foto: Léo Costa)

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as secretarias de Planejamento Urbano (Seplu), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Políticas para Mulher (SMPM) e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), realizou na manhã desta quarta-feira (9), um café da manhã direcionado as servidoras das quatro pastas. O evento ocorreu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

A solenidade contou com a participação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, do vice-prefeito e titular da Secretaria de Saúde, Alcemir Costa, e do vereador Antônio Pimentel (DEM), representando a Câmara Municipal.

“Em nome do prefeito Assis, da primeira-dama e secretária, Janaina Ramos, e demais secretarias e secretários municipais, agradecemos ao trabalho e empenho de todas as servidoras que, diariamente deixam sua família para dedicar-se às funções do serviço público, e com muita competência e sabedoria, conduzem suas missões pessoais e profissionais. Nosso reconhecimento e admiração também se estendem a todas as mulheres de Imperatriz”, destacou Alcemir Costa.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, por sua vez, afirmou a importância da mulher e que a data deve ser lembrada sempre, principalmente pelas lutas e conquistas do gênero feminino.

“É muito importante celebrar o Dia Internacional da Mulher, onde agradecemos as conquistas adquiridas ao longo do tempo. Esse encontro foi muito importante para as servidoras por se tratar de um momento de valorização do trabalho que cada uma realiza em prol do serviço público. A cada dia as mulheres estão mais empoderadas e vamos juntas continuar lutando pelos nossos direitos, por que acredito que juntas, de mãos dadas, que ampliaremos ainda mais a participação da mulher em todos os setores da sociedade”, frisou Janaína Ramos.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, reafirmou o sentido das comemorações e ilustrou o sentimento da data. “Oito de março é um dia de alegria, um dia de festa, que culmina com o resultado que nós estamos tendo da nossa luta enquanto mulheres, historicamente. Estamos no tempo em que a mulher está podendo se expressar em suas mais diversas formas, e dizer sim ao que ela quer e dizer não ao que ela não quer. Porém, ainda existe muita coisa, muito caminho a ser trilhado, muita coisa pela frente”, comentou a secretária.

O secretário de Planejamento Urbano, Alessandro Pereira Silva, ressaltou a importância e a força que a mulher exerce para a sociedade. “Todos os dias devemos celebrar a força e a coragem das mulheres. Imperatriz é repleta de grandes mulheres, que são liderança na família, no trabalho e em todos os seguimentos da sociedade, inclusive no serviço público. A mulher tem sua história estampada no olhar, uma história vencedora”, ressaltou Alessandro Pereira.

Josiano Galvão Silva, superintendente da Defesa Civil, aproveitou para parabenizar as servidoras municipais. “É um café que visa celebrar a data de forma singela e muito significativa. Por que as servidoras municipais exercem um papel fundamental junto à administração, atuando com zelo, responsabilidade, amor e dedicação. Provando a cada dia, o valor, a força e a grandeza da mulher no serviço público”, disse Josiano Galvão.

A coordenadora do Setor de Postura da Secretaria de Planejamento Urbano, Marly de Jesus Silva, comentou sobre o Dia Internacional da Mulher. “Essa recepção foi muito especial para ressaltar a importância da mulher. Às mulheres é atribuída a função de entrar e se manter no mercado de trabalho, auxiliar ou mesmo garantir a subsistência familiar, ser cuidadora, mãe, esposa zelosa e responsável pelos afazeres domésticos. Embora tenhamos muitas conquistas a celebrar, ainda temos muito o que conquistar”, falou Marly de Jesus.

Ao final do evento, as servidoras e demais convidadas foram presenteadas com rosas.

História

O dia 8 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional das Mulheres com o objetivo de homenagear as 129 grevistas mortas neste mesmo dia em 1857, enquanto reivindicavam melhores condições de trabalho. A partir de 1910, o dia marca a luta feminina para a conquista de direitos.

Ao longo do século passado, a luta das mulheres pela equidade de gênero tornou-se mais intensa e notória, também graças à divulgação do movimento permitida pelos meios de comunicação. Em 1934, no Brasil, a mulher começa a votar, depois das lutas das sufragistas. Em 1949, a filósofa francesa Simone de Beauvoir lança a revolucionária obra “O segundo sexo”, mostrando que a desigualdade entre homens e mulheres não tinha base biológica, mas era uma construção social.

 

 

 

Planejamento