Pelo fim da violência contra as mulheres

AÇÕES

Secretaria da Mulher é referência na região tocantina

Com ações permanentes, órgão municipal conscientiza, acolhe e ampara mulheres em situação de risco

Publicado em: 08/02/2021 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher é referência na região tocantina

Só no mês de janeiro, 15 mulheres foram atendidas pelo Cram, um dos serviços de apoio da secretaria (Foto: Islene Lima)

Na manhã desta segunda-feira, 08, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, esteve em reunião com Ralyne Brito, secretária da Mulher do município de São Miguel do Tocantins. Na oportunidade, foram apresentados os principais eixos e ações realizadas no enfrentamento da violência de gênero em Imperatriz.

A secretária de São Miguel veio buscar apoio para iniciar o trabalho em sua cidade, visando entender como ocorrem as campanhas em Imperatriz, além de buscar conhecimento através da SMPM, que é referência no trabalho que desempenha.

Na pauta, foram discutidos os diversos tipos de violência contra a mulher, a cartilha de apoio que possibilita uma junção de ações atrelando teoria e prática, as campanhas que são realizadas e divulgadas nos meios de comunicação e a rede de enfrentamento com entidades como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, CRAM, a Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto, Delegacia da Mulher, entre outros.

A secretária de Imperatriz, Dilaney Magalhães, reafirma o compromisso da gestão com as mulheres, enfatizando que tudo isso só é possível graças ao apoio do prefeito Assis Ramos e a conscientização da população em relação ao tema.

“Nós sabemos que temos muito o que melhorar, porém ser exemplo e poder ajudar essas mulheres independente do lugar que moram, é muito gratificante. É um trabalho longo, que envolve diversas pessoas, e eu não poderia deixar de citar o empenho da assistente social Concita Souza, do Cram, da coordenadora da Casa Abrigo, Jesiléia Lopes e dos parceiros, como psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais, entre tantos profissionais que fazem parte das ações de acolhimento às mulheres em situação de risco”, explica Dilaney.

Ela destaca também os mecanismos legais como a Lei Maria da Penha, que contribui diretamente no enfrentamento e combate à violência contra a mulher, principalmente porque estimula a conscientização de todas as pessoas a denunciarem as agressões, através do telefone 180.

Pelo fim da violência contra as mulheres