Pelo fim da violência contra as mulheres

DIÁLOGO

Campanha Agosto Lilás encerra mês de atividades no Sebastião Régis

Onze bairros receberam ações, onde objetivo principal foi divulgar informações a respeito da lei, canais e órgãos de atendimento a mulheres em situação de violência

Publicado em: 31/08/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Campanha Agosto Lilás encerra mês de atividades no Sebastião Régis

Palestras e blitz fizeram parte das ações realizadas pela Secretaria da Mulher. (Foto: Edmara Silva)

Campanha Agosto Lilás será encerrada com palestra temática sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha, na Escola Antônio Leite de Andrade, no bairro Sebastião Régis. Ação da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) e instituições parceiras, tem objetivo de divulgar informações a respeito da lei, canais e órgãos de atendimento a mulheres em situação de violência.

As ações realizadas durante o mês de enfrentamento a violência contra a mulher percorreram 11 bairros da cidade como o Sebastião Régis, Bacuri, Parque do Buriti, Centro, Vila Lobão, Vila Nova, Vila Vitória, Parque São José, Parque Sanharol, Três Poderes e Recanto Universitário. Os eventos contaram com a participação das palestrantes Maiza Thamy e Crisleide Souza, assistentes sociais, a pedagoga Jesiléia Rodrigues, a psicóloga Laryssa Nogueira, e a advogada Scarlat Carvalho.

Mesmo com o fim da campanha, as ações de enfrentamento contra violência da mulher permanecem. (Foto: Edmara Silva)

Escolas, instituições de saúde e órgãos foram palco de palestras, oficinas e rodas de conversa como Centro de Hematologia e Homoterapia (Hemomar), Faculdade de Educação Santa Teresinha, Escola Marly Sarney, Centro da Pessoa Idosa, Hospital Santa Mônica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), Escola Darcy Ribeiro, Faculdade Facimp Wydem, Faculdade Uninassau, Centro de Especialidades Médicas (UROMAIS) e Escola Domingo de Moraes.

A Blitz Educativa realizada em uma das mais movimentas ruas da cidade, aconteceu na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, e teve como foco sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o combate a violência contra a mulher e divulgar canais de denúncias, por meio de materiais gráficos como panfletos, cartilhas e kits.

Ações percorreram diversos cantos da cidade. (Foto: Edmara Silva)

Diversos serviços foram ofertados pela Prefeitura, além de parcerias como aferição de pressão, limpeza de pele, teste de glicemia, verificação de glicemia capilar, orientações sobre exames preventivos (autoexame de mama e Papanicolau), avaliação nutricional (biopendância), como manter hábitos saudáveis, consulta odontológica, profilaxia odontológica, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento odontológico na Clínica Escola Facimp Wyden.

A secretária da Mulher, Eva Messias, ressalta a importância das ações realizadas no mês de campanha, além de reforçar que apenas a campanha Agosto Lilás encerra, mas a luta continua. “No agosto Lilás intensificamos a nossa luta contra a violência contra à mulher, mas as ações contra esse crime acontecem durante todo o ano. A finalidade é a de levar informações para o maior número de pessoas, a fim de que mulheres conheçam e garantam seus direitos. Queremos oportunizar a estas mulheres, em situação de violência, a possibilidade de romper com esse ciclo”, conclui.

Evento realizado no CRAS Bacuri. (Foto: Divulgação)

Rede de enfrentamento da Prefeitura

O CRAM é um ambiente humanizado onde mulheres em situação de vulnerabilidade recebem atendimento e acompanhamento psicológico e social, realizado por equipe multidisciplinar e passam por programa de capacitação profissional, além de palestras motivacionais.

A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, junto com seus filhos menores de 16 anos. Órgão tem a responsabilidade de inserir essa mulher em programas sociais, mercado trabalho e encaminhá-las para acompanhamento através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua nova residência.

Denuncie

Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM)

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM está com nova sede localizada na rua Godofredo Viana, 484, Centro. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Pelo fim da violência contra as mulheres