Pelo fim da violência contra as mulheres

SMPM

CRAM divulga boletim de atendimento de março

Com 56%, mais da metade das mulheres atendidas apontaram a ansiedade como principal queixa apresentada após sofrerem violência

Publicado em: 05/04/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

CRAM divulga boletim de atendimento de março

Total geral de mulheres atendidas individualmente foram 43. (Foto: Maira Soares)

Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, realizou 43 atendimentos no mês de março. Os números fazem parte do relatório quantitativo mensal da unidade, que contabiliza serviços realizados por equipe técnica como serviço social e psicológico.

Serviço social atendeu 8 mulheres, já a equipe técnica de psicólogos realizou 22 atendimentos iniciais e 16 retornos de meses anteriores. Das 38 mulheres atendidas, 19 retornaram ao tratamento, totalizando 49 atendimentos.

Serviço de busca ativa realizado remotamente, pelo telefone da unidade: (99) 99193-1717, contabiliza atendimento a 41 mulheres. Desses, houve 1 atendimento à família, 2 ganharam alta, 6 desistiram do atendimento. Além de encaminhamentos a Unidades de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Sobre a saúde mental das mulheres atendidas após sofrerem violência, 9 receberam acompanhamento psiquiátrico, 6 apresentaram transtornos de ansiedade, 7 transtornos depressivos e 2 com ideação suicida.

Em relação às principais queixas apresentadas 56% das mulheres apontaram a ansiedade, em segundo lugar com 49% o medo, em terceiro lugar com 35 sintomas depressivos, na sequência com 30% o estresse, 23% diminuição da autoestima, alteração do sono e dor de cabeça, 9% perda de apetite e 7% ideação suicida e receio de recaída e 5% agressividade.

Das mulheres abrigadas em situação de violência, uma apresenta faixa etária de 32 anos e sofreu violência física, por parte do companheiro.

Pelo fim da violência contra as mulheres