Pelo fim da violência contra as mulheres

DIÁLOGO

Alunos da rede municipal participam do projeto Escola Pelo Fim da Violência

Objetivo é usar a educação como ferramenta no debate sobre prevenção e combate à violência contra mulheres

Publicado em: 20/05/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Alunos da rede municipal participam do projeto Escola Pelo Fim da Violência

Na ocasião, houve a divulgação da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher. (Foto: Maira Soares)

O projeto “Escola pelo fim da violência”, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), continua com ações de conscientização e prevenção da violência doméstica na Escola Municipal Santa Tereza D'Ávila, na Vila Cafeteira. Ação realizada na quinta-feira (19) trabalhou temas importantes como violência de gênero, origem e importância da Lei Maria da Penha, além dos tipos de violência e os direitos da mulher.

A secretária da Mulher, Eva Messias, destaca que a palestra realizada pelo projeto nas escolas tem função importante no meio social. “A educação ainda é o melhor e principal meio para a prevenção e combate à violência, sendo um método eficiente que pode auxiliar na diminuição e até na erradicação da violência contra a mulher, no ambiente doméstico e familiar”.

A coordenadora do CRAM, Andersonia Elizeu Macedo, relata a metodologia utilizada na palestra e sua relevância para transformação da atual conjuntura social. “Ao levar o conteúdo da Lei Maria da Penha para as escolas, temos o objetivo de trabalharmos a formação de uma nova consciência com os jovens, os tornando cidadãos com novas condutas e verdadeiros agentes transformadores da realidade”, conclui.

Denúncias

Para as mulheres que necessitam de auxílio, o atendimento presencial do CRAM fica localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

A Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço fornece informações sobre os direitos da mulher, bem como locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h em todo território nacional, todos os dias da semana.

Já em situação de perigo imediato, ligue para o 190 da Polícia Militar. Para falar diretamente com a Patrulha Maria da Penha, em qualquer horário, o contato é: (99) 99193-2537.

Pelo fim da violência contra as mulheres