SMPM
Evento tem objetivo de romper situações de violência contra mulheres
Palestras e rodas de conversa são realizadas em alusão ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher
Publicado em: 25/03/2022 por Kalyne Cunha
Dando continuidade as ações ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM) realizou, dia 23, palestra com a temática, “Mulher: Protagonista de sua própria história”, no auditório do Imperial Shopping. Objetivo da ação é divulgar os direitos das mulheres, promovendo a ruptura de situações de violência e a construção da cidadania.
A secretária da SMPM, Eva Messias, falou sobre a importância da ação e explicou como mulheres em situação de violência poderão ter acesso à rede. “A rede de enfrentamento da Prefeitura, de responsabilidade da nossa secretaria, conta com a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e o Centro de Referência à Mulher (CRAM). Durante todo o mês de março estamos promovendo palestras e rodas de conversa, para que possamos promover a ruptura de situações de violência por meio do conhecimento”, relata.
A Assistente Social Euclenia Araújo Silva, palestrante do evento, explicou dinâmica da reunião e destacou os pontos abordados. “O momento realizado por meio de roda de conversa oportunizou momento para participação do público através de perguntas. O tema protagonismo foi ressaltado com o foco de superação de vida, buscando a autoestima, valorização da sua história, laços afetivos intrafamiliares. A outra abordagem foi sobre os tipos de violência a luz da Lei Maria da Penha, e o trabalho do Centro de Atendimento a Autores de Violência contra Mulher de Imperatriz”.
O Centro de Atendimento a Autores de Violência contra a Mulher faz parte da rede de enfrentamento a violência contra a mulher em que é o primeiro no Brasil a ser implantado por uma Prefeitura. A assistente social destaca que, “falar de Protagonismo e não ressaltar o enfrentamento à violência contra à mulher é um tanto inviável. O trabalho do Centro é direcionado ao atendimento do agressor. Nada mais viável do que falar de enfrentamento à violência contra a mulher com um Serviço ímpar no Brasil”, frisou.
Para as mulheres que necessitam de auxílio o atendimento presencial do CRAM fica localizado na Rua Sousa Lima, nº 54, Centro, entre Rui Barbosa e Urbano Santos. Telefone e WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.