Mercado do Peixe

CAPACITAÇÃO

Aberta inscrições para curso de piscicultura e manipulação do pescado em Imperatriz

As inscrições estão sendo realizadas no Mercado do Peixe na Beira Rio e em todos os locais de feiras livres da cidade

Publicado em: 26/04/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Aberta inscrições para curso de piscicultura e manipulação do pescado em Imperatriz

Qualificação será oportunidade para os vendedores ampliarem o conhecimento (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), deu início às inscrições para o curso de piscicultura e manipulação de pescado em Imperatriz. As inscrições estão sendo realizadas no Mercado do Peixe, na Beira Rio, e em todos os locais de feiras livres da cidade, onde são feitas a comercialização do pescado.

Segundo o secretário Klleyton Silva, titular da Seaap, o objetivo da Secretaria é qualificar todos os vendedores de pescado da cidade para que tudo relacionado a comercialização do pescado, seja feito dentro das condições exigidas. “Nosso objetivo é levar a todos os conhecimentos de beneficiamento, conservação e transformação do pescado”, pontuou Klleyton Silva.

O curso vai abordar os critérios técnicos aplicados pela Vigilância Sanitária, durante a fiscalização nos pontos de vendas de pescados, como condições de infraestrutura, acondicionamento, manipulação e aparência dos alimentos. As aulas fazem parte das ações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, para garantir a qualidade dos produtos vendidos, que incluem frutos-do-mar.

O curso que vai capacitar os revendedores de pescado, tanto no Mercado do Peixe, feiras livres e em outros locais, será realizado, em uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), por meio da Seaap. Para que essa parceria fosse firmada, aconteceu uma reunião entre o secretário Klleyton Silva e o supervisor do Senar em Imperatriz, Michael Douglas.

“O Senar tem expertise em levar a capacitação ao produtor rural ao nível estadual, e, aqui em Imperatriz, a gente já tem alguns trabalhos realizados, principalmente com o Sinrural, que é o grande parceiro do Senar em Imperatriz, e agora a gente estendeu essa parceria junto à Seaap”, destacou Michael Douglas, quando da abertura da Semana do Peixe, durante a Semana Santa, no início do mês.

O secretário Klleyton Silva informou que será criada inicialmente uma turma de 30 empreendedores, para iniciar o curso, cuja carga horária, ainda será anunciada. O local, será o auditório do Mercado do Peixe, localizado na Beira Rio.

Mercado do Peixe