Meio Ambiente

SERVIÇOS

Árvores da Praça da Cultura e Beira Rio recebem placas de identificação

Foram identificadas cerca de 200 árvores de quase 20 espécies

Publicado em: 20/03/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Árvores da Praça da Cultura e Beira Rio recebem placas de identificação

Ação realizada por meio de parceria entre Meio Ambiente e Uemasul (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e alunos do curso de engenharia florestal da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), realizaram na manhã desta quarta-feira (20), um trabalho de identificação de árvores da Praça da Cultura, no centro da cidade, e no Setor Beira Rio. A ação é parte do projeto de extensão acadêmica da estudante Sara Silva de Araújo, com a utilização da tecnologia de QR Code para identificação de espécies de árvores nas praças de Imperatriz.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental e Socioambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, “no QR Code, disponível em forma de placa, constam todas as informações da árvore em questão. Com isso as pessoas que frequentam esses espaços públicos podem acessar as informações de cada uma das espécies. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Uemasul”, informou.

Foram identificadas cerca de 200 árvores nativas e frutíferas, sendo 39 na Praça da Cultura e 161 na Beira Rio, de quase 20 espécies. Todas elas receberam placas com um código que possibilitará a comunidade obter informações com o nome popular, cientifico, família a qual pertence, sua origem, morfologia, fenologia, curiosidades, dentre outros.

Dentre as espécies estão Mogno Africano (25), Azeitona (15), Figueira (05), Farinha Seca (03), Nim (20), Monguba (01), Tento Carolina (01), Cajá (02), Caju (02), Pata de Vaca (01), Bacuri (04), Flamboyante (01), Mangueira (33), Amendoeira (04), Sombreiro (10), Jenipapo (01), Oiti (15), Sumaúma (07) e Ipê (50). 

Em fevereiro de 2023 a Praça União, no bairro União, foi o primeiro espaço público contemplado com o projeto. Na oportunidade foram catalogados informações de 83 indivíduos, distribuídos em 24 espécies, representadas por 17 famílias botânicas.

Meio Ambiente