Limpeza Pública

MELHORIAS

SLP intensifica cronograma de limpeza dos riachos

O município também atua na limpeza e manutenção de diversos pontos da cidade

Publicado em: 17/02/2022 por Rafael Pestana

SLP intensifica cronograma de limpeza dos riachos

O principal foco é a retirada de entulhos e resíduos sólidos que possam atrapalhar a fluidez das águas e provocar o transbordamento dos riachos. (Foto: Maira Soares)

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Imperatriz deu continuidade ao serviço que vem sendo realizado desde antes do período chuvoso, para garantir que o lixo carregado pelas águas fluviais não cause obstrução dos riachos, amenizando assim possíveis alagamentos. Hoje as frentes de serviços do município atuam no riacho Bacuri, no trecho que corta a rua Hermes da Fonseca, no bairro Vila Redenção II. 

A Superintendência de Limpeza Pública (SLP) intensificou o trabalho de limpeza e desobstrução de riachos devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. O principal foco é a retirada de entulhos e resíduos sólidos que possam atrapalhar a fluidez das águas e provocar o transbordamento dos riachos. O trabalho é realizado seguindo um cronograma que mapeia os principais pontos que possam gerar transtornos para a população.

“Sabemos que sempre que a cidade recebe um volume de chuva tão significativo como o de ontem, é inevitável que o lixo jogando de forma irregular nas ruas, acabe sendo arrastado para os riachos que cortam a cidade. Por isso, as frentes de serviços da SLP atuam de forma coordenada, com agentes trabalhando na limpeza dos riachos e também na limpeza das ruas”, relata Alan Johnes, superintendente da SLP.

Nessa quinta-feira, as equipes responsáveis pela coleta de resíduos sólidos domiciliares atuam em todos os bairros no sentido BR-010/Centro. E o mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza leva os trabalhos de varrição manual, roço, pintura de meio-fio, remoção de entulhos e de pontas de lixos, para o Centro, BR-010 e o riacho Capivara.

Os agentes que cuidam da manutenção das praças do município, efetuam a limpeza das praças de Fátima, Brasil, Meyre de Pinho, Curió, Viola, Três Poderes e do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, antigo Fiqueninho. Por sua vez, o trabalho de remoção de entulhos e de pontas de lixos, também contemplam os bairros Sebastião Régis, Santa Rita, Centro e Bacuri. Já as equipes que executam o trabalho de poda e remoção de gralharias e resíduos verdes, atuam na BR-010 e nos bairros Centro e Santa Rita.

Outro importante serviço realizado de forma gratuita, pelo Município, é o recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, através do Cata Treco. A iniciativa, realizada mediante agendamento prévio, cumpre cronograma nos bairros Parque Anhanguera, Vila Nova, Eco Park, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Maderminia, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitário e Ouro Verde.

Serviço

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, a secretaria disponibiliza o número de telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Limpeza Pública