Limpeza Pública

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura ressalta importância do descarte adequado de resíduos domiciliares

A colaboração da população é fundamental para uma cidade mais limpa e organizada

Publicado em: 08/04/2022 por Rafael Pestana

Prefeitura ressalta importância do descarte adequado de resíduos domiciliares

Nessa sexta-feira, agentes de limpeza pública se depararam com livros descartados de forma irregular. A prática, além de incorreta, por se tratar de material reciclável, também dificulta a celeridade da coleta domiciliar. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), tem trabalhado para garantir uma cidade mais limpa e organizada para todos. Mas o trabalho do Município, na limpeza urbana, só é de fato efetivo com a colaboração de todos, pois mesmo com as frentes de serviços da SLP atuando diariamente, em diversos pontos da cidade, a prática de descarte irregular de resíduos, ainda se faz presente. Mesmo sendo considerado crime ambiental, previsto em lei, a falta de conscientização, em alguns pontos da cidade, resulta no descarte inadequado e no surgimento de pontas de lixo.

Nesta sexta-feira (08), durante a coleta de resíduos sólidos domiciliares, realizada no bairro Santa Rita, as equipes da SLP, acompanhadas do superintendente de Limpeza Pública, Valdir Torres, flagraram diversas situações de descarte inadequado de lixo, incluindo materiais que poderiam ser reciclados.

“Hoje, no Santa Rita, as nossas equipes se depararam com um ponto onde uma caixa com vários livros foi descartada de forma indevida, além de se tratar de material de fácil reciclagem, os livros estavam espalhados pela calçada”, comenta Valdir Torres.

O superintendente de Limpeza Pública relata que, “são vários pontos em que as nossas frentes de serviços chegam e encontram o lixo espalhado de qualquer modo, sem o acondicionamento correto. Isso atrasa a rota das equipes, que demoram mais tempo para conseguir recolher os resíduos descartados de forma indevida”.
 

Valdir Torres reforça que a população deve sempre estar atenta na forma como deixa seus resíduos nas calçadas e também em relação aos dias corretos de coleta nos bairros, evitando que o lixo fique exposto por mais tempo que o necessário. "A responsabilidade de limpar, é da Prefeitura, mas a de manter limpo é de todo mundo”, conclui o superintendente.

Caso tenha algum material que precise ser descartado, como móveis velhos e outros bens inutilizáveis, ou para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, a superintendência disponibiliza o número de telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

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