Limpeza Pública

AÇÃO

Prefeitura fiscaliza prestação de serviços da Sellix Ambiental

Medida atende recomendação de prevemção à Covid-19

Publicado em: 24/04/2020 por Rafael Pestana

Prefeitura fiscaliza prestação de serviços da Sellix Ambiental

Fiscalização se dá em relação às medidas de saúde que o município deve atender para garantir a continuidade do serviço de coleta de forma segura. (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz fiscalizou o andamento do processo de adequação da empresa Sellix Ambiental às exigências de combate e prevenção ao novo coronavírus, Covid-19. Medidas são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, OMS e o Ministério da Saúde.

Ação foi desempenhada pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, na empresa que é prestadora do serviço de coleta domiciliar de resíduos, entre outros, e ocorreu em consonância com a recomendação do Ministério Público de Imperatriz/MA. Fiscalização se dá em relação às medidas de saúde que o município deve atender para garantir a continuidade do serviço de coleta de forma segura.

A respeito de um dos pontos da recomendação, sobre a coleta de resíduos provenientes das atividades assistenciais de saúde, de pacientes suspeitos ou confirmados infecção pelo novo coronavírus, destacou-se que a Sellix apenas recolhe o lixo comum. Porém, por falta de separação, pelo Hospital Macrorregional de Imperatriz, do lixo comum do hospitalar, o serviço se tornou inviável. Já os resíduos produzidos em empresas de ônibus, hotéis, rodoviária, e outros locais públicos ou privados, que possam ser provenientes de pacientes com suspeitas ou confirmados por Covid-19, não possuem identificação, tornando impossível a separação adequada.

A fiscal de contrato da SLP, Camila Macedo Ferraz, esteve presente na ação, juntamente com a técnica de segurança do trabalho, Michelly Lima de Oliveira, para conversar com os funcionários da empresa e ver de que forma as medidas referentes à saúde e segurança do trabalho estão sendo empregadas. "Alguns funcionários relataram que não tinham recebido máscaras e álcool em gel. Tivemos uma reunião com a técnica de segurança da empresa, pedimos documentação que comprovasse a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual, EPI´s. Além disso, recomendamos que a mesma fizesse com os seus funcionários Diálogo Diário de Segurança, DDS.", relata.

Ao fim da fiscalização, constatou-se uma evolução na adoção das medidas preventivas, mas a fiscal de contrato pontuou ainda que apesar de inúmeras notificações por parte do município, a empresa, "deixou a desejar em diversos itens com relação à segurança do trabalho. A empresa contratada vem evoluindo e se adequando às novas normas exigidas pela Organização Mundial de Saúde, OMS, mas ainda é notório observar nas ruas que alguns trabalhadores ainda não estão trabalhando de forma correta".

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