Limpeza Pública

MELHORIAS

Prefeitura inicia limpeza e desobstrução do riacho Bacuri

Após concluído o trabalho no riacho Capivara, é a vez do Bacuri receber os agentes de limpeza do município.

Publicado em: 07/12/2021 por Rafael Pestana

Prefeitura inicia limpeza e desobstrução do riacho Bacuri

Nas últimas semanas a SLP realizou a limpeza e desobstrução do riacho Capivara, nas proximidades da avenida JK. Ao longo dos próximos meses, todos os riachos que cortam a cidade serão desobstruídos. (Foto: Maira Soares)

Nesta terça-feira (07), as frentes de serviços da Prefeitura de Imperatriz, responsáveis pela limpeza e desobstrução dos riachos da cidade, iniciam os trabalhos no Bacuri. A iniciativa, realizada por intermediação da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), integra  o cronograma estipulado pelo plano de ações preventivas, desenvolvido pelo Município, para combater e minimizar possíveis alagamentos, provenientes do período chuvoso.

“Com a chegada do período chuvoso, problemas advindos da prática de descarte irregular costumam refletir na sociedade, causando transtornos como enchentes. Sendo assim, a gestão intensifica o trabalho de limpeza dos riachos para melhorar o escoamento das águas fluviais e, reduzir os pontos de alagamentos na cidade”, relata Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

No último sábado, a SLP realizou a desobstrução do riacho Capivara, no trecho que corta a avenida JK, “porém com a chuva e o descarte incorreto de lixo nas ruas, o riacho tornou a ficar sujo. Retornamos ao local para fazer a manutenção do riacho, retirando dessa vez um volume de lixo bem maior que anteriormente. Pedimos a colaboração de todos os imperatrizenses para que joguem seu lixo na lixeira e, que preservem o trabalho dos nossos garis e margaridas”, reitera Alan Johnes. 

O secretário alerta “não seja um sujão! O descarte incorreto de resíduos entope bueiros, polui nossos riachos e, ainda, pode causar doenças e enchentes”. Por isso é tão importante a realização, de forma continuada, dessa ação, além de outras medidas que são fundamentais para a limpeza da cidade. Como o Arrastão da Limpeza, que hoje acontece na BR-010, Beira Rio, Avenida Pedro Neiva de Santana, Riacho Bacuri.

As localidades recebem os trabalhos de paliação de montes, varrição manual, além de remoção de montes e de pontas de lixo, que são fundamentais para evitar o entupimento de bueiros. E também para evitar que o lixo descartado de forma irregular acabe sendo levado pela chuva para os riachos, como aconteceu no Capivara.

As equipes da Prefeitura, responsáveis pela manutenção das praças, cumprem cronograma de limpeza nas de Fátima, Brasil, Meyre de Pinho, Curió, Viola, Três Poderes e no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Os bairros Vila Nova, Parque do Buriti e Parque Alvorada, recebem as frentes de serviços responsáveis pela remoção de montes e de pontas de lixo. Já o trabalho de poda, e remoção de gralharias e resíduos verdes, ocorre nos bairros São José, BR-010, Vila Redenção I e II, e Parque das Estrelas.

Já o serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, realizado por agendamento prévio, através do Cata Treco, cumpre cronograma em vários bairros. Entre eles Parque Anhanguera, Vila Nova, Eco Park, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Maderminia, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitário, Ouro Verde.

SERVIÇO

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, a secretaria disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Limpeza Pública