CONSCIENTIZAÇÃO
Prefeitura alerta sobre descarte irregular de resíduos
Além dos lixos comuns, as máscaras são grandes vilãs na degradação do meio ambiente
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), alerta sobre o descarte irregular de resíduos em ruas, avenidas, riachos, rio Tocantins e terrenos baldios.
De acordo com o secretário Alan Johnes, a prática irregular prejudica o meio ambiente, pois o lixo despejado em locais impróprios muitas vezes passam meses, anos e até décadas para se decompor.
“Nós realizamos coleta domiciliar, de entulho, poda, cata-treco, além de mutirões de limpeza. Temos um cronograma específico voltado para a limpeza dos riachos, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos para inibir a ação dos sujões, porém, nada disso servirá se a população não colaborar e não se conscientizar do seu papel”, afirma.
O secretário destaca ainda que além dos lixos comuns como, papel, pano, metal, filtro de cigarro, madeira pintada, plástico, vidro, borracha, as máscaras descartáveis usadas na prevenção do coronavírus se tornaram uma das grandes vilãs na degradação do meio ambiente.
De acordo com especialistas, as máscaras descartáveis, dependendo da sua composição, podem levar até 450 anos para se decompor. Além disso, o acessório deve ser descartado como resíduo hospitalar.
Você sabe quanto tempo dura a decomposição de cada resíduo?
Papel - 3 a 6 meses
Caixa de papelão – 6 meses
Tecido – 6 meses a 1 ano
Embalagem de leite – 6 meses
Vidro – Cerca de 1 milhão de anos
Pneu – Tempo indeterminado
Latinha de cerveja – 100 anos
Isopor – 80 anos