LIMPEZA
Operação Cidade Limpa recolhe mais de 490 toneladas de entulho
As equipes atuaram nos pontos mais críticos da cidade, com a retirada de resíduos e a manutenção dos espaços públicos
Com o compromisso de continuar no posto de município mais organizado do Maranhão, a Operação Cidade Limpa encerra sua primeira semana com um saldo de 492,68 toneladas de entulhos recolhidos das ruas. Já a remoção de poda e o Cata-Treco, que se configura em outro tipo de resíduo, contribuiu com a retirada de 31,32 toneladas. A operação foi iniciada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP) na segunda-feira (16) e encerrou na sexta-feira (20).
“Os números dos entulhos retirados e das podas recolhidas mostram o sucesso da nossa megaoperação. Mas a população precisa colaborar nessa missão, pois ainda é possível conferir cidadãos descartando lixo em vias e outros locais públicos. Isso é crime e, por determinação direta do prefeito Assis Ramos, estamos lutando contra essa prática tão danosa”, comenta o superintendente da SLP, Valdir Torres.
As equipes da limpeza pública trabalharam nos pontos mais críticos da cidade, com apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) e da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) durante a semana, nas situações necessárias. O Município age no combate ao descarte irregular de resíduos, com auxílio do sistema de videomonitoramento instalado em alguns pontos.
Apesar do constante trabalho de fiscalização da Prefeitura e das intensas ações de limpeza da SLP, durante a Operação Cidade Limpa, as equipes ainda tiveram que lidar com cerca de 20 pontas de lixo de descarte irregular. “Esse acumulo de lixo é preocupante e totalmente descabido. Quem for flagrado fazendo essa prática criminosa, será notificado. Precisamos da colaboração de todos, sem isso, nosso trabalho fica prejudicado”, reforça o superintendente.
Para solicitar o recolhimento de móveis velhos e entre outros bens inutilizáveis, a SLP disponibiliza o telefone (99) 99183-8434, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata-Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data da solicitação, até o recolhimento. Para retirada de entulhos e gralharias, há o prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas em outras equipes.