Limpeza Pública

SERVIÇOS

Imperatriz coletou mais de 203 toneladas de recicláveis nos primeiros seis meses de 2022

De 2017 a junho deste ano já foram contabilizados quase 2 milhões de quilos de materiais coletados pela Prefeitura e destinados para Ascamari

Publicado em: 15/07/2022 por Léo Costa

Imperatriz coletou mais de 203 toneladas de recicláveis nos primeiros seis meses de 2022

Das 203.874 toneladas de recicláveis o papelão totalizou cerca de 95 mil quilos e meio. (Foto: Léo Costa)

Segundo dados da planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis de Imperatriz, nos primeiros seis meses deste ano, a coleta seletiva do município alcançou 203.874 toneladas de materiais recicláveis, destacando o papelão com 95.500, papel em geral com 39.000, ferro com 16.074 e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Vila Cafeteira com 33.750 toneladas. Desde 2017, quando passou a ser desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), iniciando em 2018 o processo da coleta de porta em porta, já foram coletadas até junho deste ano 1.915,000 toneladas de recicláveis.

“A reciclagem é de grande relevância social, ambiental e econômica. Destinar corretamente os resíduos que se produz em casa, na empresa e demais setores é um gesto de cuidado com a cidade e de garantia de renda às famílias dos catadores”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A Lei Ordinária 1.743, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, aprovada em 2018, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Material coletado nos primeiros seis meses do ano foi destinado à Ascamari. (Foto: Divulgação)

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “a coleta seletiva é uma das formas de cuidamos melhor do meio ambiente”. Ele acrescenta ainda que “só com essa parceria entre o poder público e a população é que vamos ter uma cidade sustentável, limpa e assim mais agradável para se viver", afirmou Jairo Santana.

A coleta dos materiais recicláveis é realizada pela Secretaria de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana. Os resíduos são encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

Além da coleta seletiva de porta em porta, o Município conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a participação de 82 parceiros, dentre os quais empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Contatos com a coordenação municipal da coleta seletiva através do Disque Coleta (99) 99218-4275 e com a empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.

Limpeza Pública