Notícias

None

Julho Amarelo: Prefeitura de Imperatriz reforça a prevenção, testagem e vacinação contra as hepatites virais

Durante o mês de conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde destaca as medidas essenciais para prevenir complicações graves como cirrose e câncer no fígado.

Publicado em: 04/07/2025 por JEAN CAMAPUM SOUSA JUNIOR

Julho Amarelo: Prefeitura de Imperatriz reforça a prevenção, testagem e vacinação contra as hepatites virais

A vacinação e o teste rápido são fundamentais na prevenção e no combate às hepatites (Foto: Jean Camapum)

Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde lança a campanha Julho Amarelo, que reforça a importância da prevenção, da testagem e do tratamento precoce dessas infecções, que, quando não tratadas corretamente, podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer de fígado.

Entre janeiro e junho deste ano, o município registrou dois tipos da doença: 5 casos de hepatite B e 11 casos de hepatite C, sem notificações dos tipos A, D e E. A Prefeitura de Imperatriz reforça que as vacinas contra hepatite A e B estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A vacina contra hepatite A é indicada para crianças de 15 meses a 4 anos, enquanto a imunização contra hepatite B é recomendada para todas as idades. Quem completa o esquema vacinal da hepatite B está protegido por toda a vida.

Para a Coordenadora do programa IST do município, Kelma Costa,  identificar a doença no início é fundamental para garantir um tratamento mais eficaz e prevenir complicações. “Uma das maiores preocupações em relação às hepatites é que elas são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. A melhor forma de combater as hepatites é por meio da prevenção, com a vacinação e testagem regular. A conscientização e o diagnóstico precoce são essenciais para o controle dessas doenças silenciosas. 

Tipos de Hepatite e formas de prevenção

As hepatites virais são infecções que inflamam as células do fígado e, quando não tratadas, podem se tornar crônicas e gerar complicações graves. Conheça os principais tipos:

Hepatite A:
Transmitida principalmente por alimentos ou água contaminada, e por falta de higiene adequada. Pode ocorrer também pela prática sexual sem proteção. Prevenção: vacinação, higienização correta dos alimentos e das mãos, e uso de preservativos.

Hepatite B:
É uma infecção sexualmente transmissível (IST) e também pode ser adquirida pelo contato com sangue contaminado. Pode se tornar crônica e evoluir para cirrose e câncer no fígado. A prevenção é feita pela vacinação, uso de preservativos e evitando o compartilhamento de objetos cortantes e seringas.

Hepatite C:
Sua transmissão ocorre, principalmente, pelo contato com sangue contaminado, como no compartilhamento de agulhas ou transfusões de sangue não testadas. Não possui vacina, mas o tratamento com antivirais tem altos índices de cura. A infecção crônica pode evoluir para cirrose e câncer hepático.

Hepatite D:
Afeta pessoas previamente infectadas pelo vírus da hepatite B, já que depende dele para se multiplicar. Sua evolução é rápida e pode causar cirrose e câncer. A principal forma de prevenção é a vacinação contra hepatite B.

Hepatite E:
Geralmente benigna e de curta duração, pode se tornar grave em gestantes. A transmissão ocorre pelo consumo de água ou alimentos contaminados, e também pela ingestão de carnes mal cozidas.

O Secretário Municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destaca a importância do diagnóstico precoce. “Prevenir e diagnosticar precocemente as hepatites é essencial para salvar vidas. Muitas vezes silenciosas, essas doenças podem evoluir sem apresentar sintomas e causar danos graves ao fígado. Por isso, é fundamental manter os exames em dia e adotar hábitos de prevenção. Cuidar da sua saúde é um gesto de responsabilidade com você e com todos ao seu redor”. 

Os testes rápidos para detecção das hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como as vacinas contra as hepatites A e B, fundamentais para proteger a população.

Notícias