Jogos Escolares

SUPERAÇÃO

Provas de atletismo são realizadas nos Jogos Escolares

As disputas individuais seguem até sexta-feira (08), paralelo com o Parajeis

Publicado em: 07/07/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Provas de atletismo são realizadas nos Jogos Escolares

Modalidade é realizada nas dependências do IFMA e do Estádio Frei Epifânio. (Foto: Dema de Oliveira)

As modalidades individuais dos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs 2022), iniciaram na quarta-feira (06) e seguem até a próxima sexta-feira (08), quando finaliza todos os jogos da competição. As disputas começaram pela pista de atletismo do IFMA e vai ser realizada durante todo o dia, no Estádio Frei Epifânio.

O diferencial das disputas de atletismo nesta sexta-feira (08), vai ser as competições do Parajeis, que entre outros alunos/atletas, tem a Emylle Vitória, que vai disputar o arremesso de peso. Emylle Vitória é cadeirante e aluna da 9ª série do colégio da rede municipal de ensino, Tiradentes, localizada no bairro da Caema.

Nos JEI's 2022, o Atletismo tem competições de salto em distância, salto triplo, 50 metros, 75 metros, 150 metros, salto em altura, pentatlo, 3.000 metros, 80 metros com barreiras, 100 metros com barreiras, lançamento de dardo, 250 metros, 200 metros, arremesso do peso, 600 metros, 800 metros, 400 metros, lançamento do disco, revezamento misto e revezamento 4x75 metros.

E nesta quinta-feira (07), já surgiram campeãs, como Raylane Moreira, da escola da rede municipal de ensino Madalena de Canossa, do Parque Sanharol, que conquistou duas medalhas de ouro. Uma na corrida de 80 metros e a outra no salto a distância, na categoria infantil feminino.

Raylane Moreira já compete há quatro anos e é bicampeã maranhense e quer competir novamente esse ano nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), até porque é o seu último ano nessa categoria infantil. “Estou bem realizada, porque eu sempre quis vencer em tudo, e nas duas modalidades que competi, consegui ganhar. Isso mostra que com bastante determinação e esforço a gente pode”, destacou.

O atletismo ficou conhecido no Brasil no século XX. Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil, o que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia. Além de Adhemar Ferreira da Silva, o atletismo brasileiro teve outros campeões olímpicos, como: Joaquim Cruz, corrida de 800 metros, nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), Maurren Magi, salto em distância, Olimpíadas de Pequim (2008), Thiago Braz, salto com vara, Olimpíadas do Rio (2016). O Brasil também já conquistou várias medalhas de prata e bronze em jogos olímpicos.

Atletismo

A modalidade trata-se de uma prova de resistência muito importante. As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 metros de largura.

A modalidade mais antiga do mundo sempre foi muito bem representada em Imperatriz, principalmente pelas performances dos atletas: Elcyr Rodrigues, Carlos Nascimento, que marcaram época com conquistas importantes para a cidade. Mais recentemente, Daiana Fernandes, com várias provas na São Silvestre, e esse ano foi a atleta responsável pelo acendimento da pira olímpica na abertura dos JEIs 2022.

Como campeã dos Jogos Escolares Imperatrizenses de 2018, Luana da Conceição Silva também deve ser lembrada. Ela é do Povoado 1700 e também conquistou medalha nos JEIMs, no mesmo ano. Por essa conquista, Luana Sousa representou o Maranhão nos Jogos da Juventude daquele ano, realizado em Natal (RN) e ficou em 6º lugar, disputando com atletas das regiões sul e sudeste. Outro grande destaque do atletismo imperatrizense e maranhense é Fabrícia Silva, bicampeã maranhense da modalidade.

Outras disputas

Hoje também estão sendo realizadas disputas do karatê, taekwondo, beach tênis, xadrez, ginástica e natação. Inclusive a modalidade xadrez está sendo disputada no Centro de Convenções, e a campeã na categoria pré-mirim feminino, já é conhecida. Trata-se da aluna Geovana Oliveira, da 5ª série da escola da rede municipal, Princesa Isabel, localizada no Entroncamento.

Jogos Escolares