jiu jitsu nas escolas

INCLUSÃO

Núcleo do Recanto Universitário do "Jiu-Jitsu nas Escolas" comemora dois meses

Projeto contemplou mais 50 alunos de escolas da rede municipal da Vila Fiquene e bairros adjacentes

Publicado em: 25/09/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Núcleo do Recanto Universitário do "Jiu-Jitsu nas Escolas" comemora dois meses

Projeto "Jiu-Jitsu nas Escolas" contemplou mais 50 alunos do Núcleo do Recanto Universitário (Foto: Edmara Silva)

Inaugurado no dia 11 de agosto deste ano, o núcleo do Recanto Universitário do projeto "Jiu-Jitsu nas Escolas", contemplou mais 50 alunos da rede municipal da Vila Fiquene e bairros próximos em dois meses de atividades. Os estudantes recebem instruções do professor Edilson Farias, o Senegal, nas terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da Praça da Juventude, Rua Raimundo Amâncio de Oliveira.

O professor afirma que observa uma grande evolução nos meninos e meninas, que estão participando dos treinamentos. “A mudança já é muito grande. Antes da criação desse núcleo, aqui era carente de esporte, o prefeito Assis Ramos, implantou esse núcleo, a população abraçou essa causa, as crianças estão vindo participar e a procura é acima do que podemos oferecer no momento”, enfatizou.

O secretário de Esportes, Wilson Júnior, disse que iniciou o projeto Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com 50 alunos, a titulo de experiência. Inicialmente para observar o comportamento dessas crianças, tendo essa atividade física e deu muito certo, basta olhar os relatórios das escolas e relatos dos pais. 

“O projeto evita que as crianças vivam na marginalidade, evita o uso de drogas, e por isso expandimos para mais um núcleo com mais 50 alunos no Recanto Universitário, local que precisa ser trabalhado  bastante, porque existem várias crianças que estão a margem da sociedade e têm de ser resgatadas. Nada melhor do que a gente levar uma atividade física, uma arte marcial que consiga fazer esse resgate e levar cidadania para essas crianças. Nossa vontade é ampliar, mas a gente depende também da questão orçamentária, de acordo com que a lei nos permite”, reiterou Wilson Júnior.

Ele revelou que a ideia é de levar outras modalidades, para abranger pessoas que não querem praticar o jiu-jitsu, mas tem vontade de fazer outra modalidade esportiva, como "judô, taekwondo, karatê, badminton e capoeira, são as preferidas para a ampliação futura dos dois núcleos”, finalizou o secretário.

O projeto foi idealizado pelo prefeito Assis Ramos, praticante do esporte, através da Prefeitura Municipal, em parceria com a empresa Citelum, e coordenação da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude-Sedel.

jiu jitsu nas escolas