Investimento

PLANEJAMENTO

Prefeitura promove capacitação de operadores de poços artesianos

Objetivo é reduzir energia elétrica e o consumo de água

Publicado em: 06/06/2017 por William Castro

Secretaria de Administração

Prefeitura promove capacitação de operadores de poços artesianos

Representantes de comunidade que possuem poços artesianos participaram de uma palestra de capacitação para o consumo racional de água e energia elétrica (Foto: Francisco Lima)

            Representantes de comunidades urbanas, rurais, feiras e mercados de Imperatriz que possuem poços artesianos participaram de uma palestra de capacitação para o consumo racional de água e energia elétrica, na manhã da última segunda-feira (5). A atividade, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi promovida pelas Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e Administração e Modernização (Seamo), em parceria com técnicos da Caema e Cemar.

            Em Imperatriz, a estrutura organizacional é desenvolvida pela Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), vinculada à Seamo, que tem por finalidade gerir os processos de energia elétrica e água junto aos órgãos responsáveis.

            O diretor do UGEM, Hamilton Camargo, explicou que o projeto investe em ações de combate ao desperdício, além de trazer benefícios para administração pública e a sociedade. “É uma iniciativa que busca o racionamento de pelo menos 30% do consumo de energia elétrica, que resultará em benefícios tanto para a Prefeitura quanto para a sociedade” - avalia.

            De acordo com o secretário da Seaap, Paulo Marcelo Torres, a medida segue as normas do decreto 289/2017, assinada pelo prefeito Assis Ramos no início do ano, que determina a contenção de despesas e redução de gastos no âmbito da administração direta e indireta do município. “O intuito é trazer a conscientização desses operadores para a diminuição e o uso correto de energia elétrica, para que possamos contribuir sem prejudicar o funcionamento dessas unidades” - afirma.

            Segundo ele, a proposta é que a própria comunidade esteja apta a realizar o gerenciamento de sistemas. “Devemos realizar outras reuniões com as demais equipes que não estiveram presentes hoje, para que possamos atingir a meta do planejamento e, consequentemente, trazer ganhos ambientais e financeiros para o município” - concluiu.

Investimento