SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Municipal forma primeira turma do Curso de Motopatrulhamento e fortalece resposta rápida em Imperatriz
Após 35 dias e 350 horas de treinamento intensivo, 16 agentes concluem o I CTPM e passam a utilizar o título de “Carcarás”

Formandos do I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento da Guarda Municipal de Imperatriz recebem o título de “Carcarás”, símbolo de força, estratégia e coragem. (Foto: Matheus Lima)
Após 35 dias de formação intensiva, foi encerrado nesta quinta-feira (19), o I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento (CTPM), promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI). A iniciativa marca um novo capítulo para a segurança pública municipal, ampliando a capacidade operacional, a resposta rápida e o fortalecimento das ações preventivas e ostensivas da corporação.
O comandante da GMI, Lucas Wallaces, destacou o caráter inédito da formação e o investimento contínuo na qualificação da tropa. “Quem mais ganha com essa capacitação é a cidade de Imperatriz e região. Nossa preocupação é permanente no sentido de qualificar cada vez mais nossos agentes e oferecer mais segurança à população. Parabéns a todos os formandos”.
Ao todo, 16 agentes concluíram o curso, entre guardas municipais de Imperatriz, Timon, Buriticupu e Itinga, além de um policial militar. A participação intermunicipal demonstra a integração entre as forças de segurança e o compromisso conjunto com a qualificação profissional. Com carga horária de 350 horas, o curso preparou operadores especializados para atuação em ocorrências reais de motopatrulhamento e, em Imperatriz, para integrar o Grupamento de Ações de Resposta Rápida (GARRA) da GMI.

Durante a solenidade, o prefeito Rildo Amaral ressaltou o simbolismo da formação. “Hoje não formamos pilotos, formamos guardiões. Cada acelerada que vocês deram no meu treinamento foi mais do que técnica, foi superação, foi disciplina, foi coragem. A moto é ágil, mas o que realmente protege é o caráter de quem a conduz. Que Deus abençoe a todos! Viva a segurança pública e bem-vindos Carcarás”.
A formação contou com o apoio da Polícia Militar, Centro Tático Aéreo (CTA), Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto de Criminalística (Icrim), Ministério Público, Sinrural e empresas parceiras. As instruções foram ministradas por profissionais da Guarda Municipal de Vila Velha (ES), do 2º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) da PMMA, da Força de Pronto Emprego (FPE) e da Polícia Penal do Maranhão.

Madrinha do curso, a primeira-dama e secretária de Adequação e Conformidade, Perla Amaral, destacou o orgulho pela conquista dos formandos e a representatividade feminina na turma. “É motivo de grande satisfação apresentar esses novos operadores à segurança de Imperatriz e região. Também celebramos a presença da GM Elany Mirian, que representa a força, a resistência e a resiliência feminina em uma formação desafiadora”.
Os concluintes passam a utilizar o título de “Carcarás”, denominação concedida aos operadores formados no CTPM da Guarda Municipal. O reconhecimento simboliza força, habilidade, disciplina e resiliência; atributos essenciais ao motopatrulhamento tático. A referência ao carcará, conhecido como a “águia do sertão”, representa vigilância, estratégia e coragem, características que passam a marcar a identidade desses novos operadores.

O GM Rafael Coitim, primeiro colocado da turma, destacou a emoção da conquista. “É impossível definir a honra de concluir esse curso ao lado de mais 15 irmãos. Receber a primeira colocação, como 01 da turma, é uma honra sem tamanho e aumenta ainda mais minha responsabilidade. Agradeço à gestão municipal pelo investimento na segurança pública”.




