Imperatriz 170 anos

ANIVERSÁRIO

Imperatriz comemora 170 anos com programação especial que inicia na próxima segunda-feira

A semana será de ações sociais, atividades culturais, a tradicional Corrida 16 de Julho, o Show da Cidade e outras atividades para presentear o imperatrizense

Publicado em: 08/07/2022 por Hemerson Pinto

Assessoria de Comunicação

Imperatriz comemora 170 anos com programação especial que inicia na próxima segunda-feira

Festividades voltam a acontecer e animam a cidade em mais um ano de comemoração. (Foto: Itamar Filmmaker)

Tudo preparado de forma muito especial para comemorar os 170 anos de Imperatriz. A semana movimentada, organizada pela Prefeitura de Imperatriz, começa com ações desenvolvidas a partir da próxima segunda-feira (11), quando terá início o projeto Ação em Saúde, no Imperial Shopping, com atendimentos ofertados pela Secretaria de Saúde. O evento segue até o dia 15, das 13h às 16h, com vacinação contra Covid-19, gripe, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
 
Também no dia 11, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inicia uma programação voltada para crianças e adolescentes cadastrados no Serviço de Fortalecimento de Vínculos. A Colônia de Férias terá atividades realizadas até o dia 13 de julho, com brincadeiras como cabo de guerra, queimada, pau-na-lata, futebol e campeonato de pipa. A ação será no CRAS Santa Lúcia. A programação da Sedes será estendida à zona rural com uma edição do Cinema na Praça às 17h30 no povoado Coquelândia, Estrada do Arroz.
 
Música e Panelada
 
A programação que será servida aos imperatrizenses do dia 11 ao dia 13 de julho vai movimentar o Panelódromo no horário de almoço, de 11h às 13h, e com tempero especial de atrações musicais, como o “Gosto Baião”, “Siô” e “Seu Genu”. Será um “prato” oferecido pela Fundação Cultural.
 
Dia 12
 
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, vai inaugurar o Centro de Especialidades Odontológicas do Parque Anhanguera. A solenidade será às 09h. Na mesma data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) começa a entrega de certificados para empresários, como forma de reconhecimento pelo empreendedorismo local. Esta ação segue até o dia 14 de julho com atividades das 08h às 12h, no Calçadão e no Distrito Industrial.
 
Dia 13
 
Mais uma vez a cidade será movimentada com ações alusivas aos 170 anos de Imperatriz. Às 09h, na Universidade Aberta do Brasil, na Praça União, moradores de vários bairros irão receber títulos de propriedade, entregues pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária. No período da tarde, a partir das 17h30, será a vez da Sedes realizar a Ciranda Infantil, com apresentação de cantigas, rodas de conversas dinamizadas sobre trabalho infantil, e apresentação do coral infantil no CRAS Santa Lúcia. 
 
Dia 14
 Às 17h, a Sinfra entrega outro presente aos imperatrizenses: a Beira Rio revitalizada. No mesmo local e horário, NA Beira Rio será realizada a doação de mudas arbóreas e frutíferas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A ação terá ainda a feirinha dos produtos artesanais, música ao vivo e jogos interativos.
 
Dia 15
 
Chegou a dia do Show da Cidade pelos 170 anos de Imperatriz. A festa que será na Beira Rio começa às 19h com DJ Faustino. Às 20h sobe ao palco o cantor Rodrigo Mendes, outro prata da casa. Às 22h é a vez da Banda Vitrola, também de Imperatriz, encantar o público. Outra artista imperatrizense, na programação que valoriza nossos talentos, é a cantora Wanessa Oliver, que começa o show a meia noite.
 
Antes, ainda no dia 15, terá a comemoração do aniversário da UPA do São José, na própria unidade, às 07h da manhã, com um café especial e momento religioso com muitas homenagens. Um pouco mais tarde, às 10h, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inaugura a quadra poliesportiva no povoado Vila Conceição I

Dia 16 – Aniversário de Imperatriz
 
Está de volta a tradicional Corrida 16 de Julho, com largada às 07h da manhã no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. As frutas, servidas aos participantes, serão distribuídas pela Secretaria de Agricultura. Às 09h, também no Complexo Barjonas Lobão, a Sedes estará conscientizando sobre o trabalho infantil, com panfletagem e adesivos no final da corrida.

Todos os anos o Município realiza a corrida de 16 de julho. (Foto: Patrício Araújo)


 
Bolo
 
Outro momento muito aguardado, o corte e entrega do bolo de aniversário da cidade, será em frente à Prefeitura, às 08h. A solenidade também é muito aguardada. Um momento muito especial. 

Bolo entregue no aniversário de 168 anos da cidade. (Foto: Edmara Silva)


 
Outras ações
 
No Recanto Universitário, às 09h, será a inauguração da creche escola do bairro. Mais um presente da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O Festival de Panelada como o concurso “De costas pra rua” será no sábado, 16 de julho, no Panelódromo Acrísio Xavier. A programação começará às 11h da manhã.
 
A programação de aniversário da cidade será encerrada de maneira diferente, em um momento de fé, organizado em parceria com a igreja católica. Será realizada a procissão fluvial pelos 35 anos da Diocese de Imperatriz, com saída às 16h do antigo curtume, em direção ao Porto da Balsa. Em seguida a procissão terrestre até a Concha Acústica da Beira Rio, onde será celebrada a missa campal pelas três décadas e meia da Diocese.
 
O prefeito Assis Ramos falou sobre a programação especial. “Foi pensada com muito carinho pela nossa gestão, com a participação das secretarias que estarão disponibilizando vários serviços. A cidade merece. O imperatrizense e, mesmo quem mora aqui, vindo de outros lugares, mais que tem Imperatriz no coração, merece esse cuidado. Temos o retorno da Corrida 16 de Julho, o Festival de Panelada, o show valorizando artistas locais. Vamos comemorar. Imperatriz pode comemorar tudo de bom que vem acontecendo em nossa cidade nos últimos anos”, declarou. 

Imperatriz 170 anos