Imperatriz 170 anos

HOMENAGEM

Emoção marca entrega da Escola Hérica Barros de Jesus

Unidade de Educação Infantil atenderá 250 crianças na região do Recanto Universitário

Publicado em: 18/07/2022 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Emoção marca entrega da Escola Hérica Barros de Jesus

Estrutura tem berçário, sala de amamentação, brinquedoteca, refeitório e banheiros adaptados à faixa etária, e área de recreação ao ar livre. (Foto: Patrícia Araújo)

“Quero dizer à minha filha que as nossas lágrimas hoje não são de tristeza, mas de alegria. Ao longo desses 170 anos da nossa cidade de Imperatriz, é com muito respeito e gratidão que nossa família está aqui vendo o nome da nossa doutora Hérica eternizado na história dessa cidade, na educação. O maior patrimônio que um pai pode deixar para um filho não são valores materiais, mas o respeito, a educação, o amor, porque isso não se compra, mas se conquista. A educação move as pessoas e tem o poder de restaurar vidas. Eu tenho certeza que dessa escola vão sair futuros profissionais e cidadãos, porque uma sociedade que investe na educação tem um futuro bem melhor”.

O relato do comerciante Hericlenes de Jesus, pai da pequena Hérica Barros, emocionou a todos os presentes na solenidade de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, no Recanto Universitário, durante as comemorações dos 170 anos de Imperatriz, no último sábado (16).

Pais da menina Hérica participaram da homenagem na manhã de sábado (16). (Foto: Patrícia Araújo)

A homenagem, preparada pela Secretaria Municipal de Educação, foi motivada pela trajetória de dedicação aos estudos trilhada pela menina de quase onze anos, que cursava o 5º ano na Escola Municipal Madalena de Canossa. A pequena Hérica era moradora da região da Vila Fiquene, sonhava em ser médica e amava literatura infantil. Sua vida foi interrompida por um trágico acidente quando voltava da aula de reforço.

“É muito emocionante o relato da família da pequena Hérica. Quando tomamos conhecimento e passamos ao prefeito essa linda história, não houve dúvida de que o nome dela era o ideal para esta obra. Estamos felizes porque a gestão Assis Ramos tem priorizado justamente o que o senhor Hericlenes apontou, o investimento em educação e na construção de um futuro bem sucedido e uma Imperatriz melhor. Estamos não apenas cumprindo uma obrigação constitucional, fazemos com amor e a determinação de que investir desde os primeiros anos da vida escolar é o melhor caminho para gerir uma cidade do porte de Imperatriz”, disse o secretário municipal de Educação, José Antonio Pereira, ao destacar que essa unidade de educação infantil é uma das marcas da gestão Assis Ramos.

Comunidade do Recanto Universitário participou da entrega da escola. (Foto: Patrícia Araújo) 

Após quatro anos paralisada pelo Governo Federal, a construção da unidade modelo Proinfância tipo II foi retomada pela Prefeitura no início do ano. Finalizada com recursos próprios, a obra contemplará 250 crianças de seis meses a cinco anos de idade. Estrutura com berçário, sala de amamentação, brinquedoteca, refeitório e banheiros adaptados à faixa etária, e área de recreação ao ar livre, atenderá famílias residentes na região do Recanto Universitário.

“Mais do que justa essa homenagem à menina Hérica. Nós agradecemos à família por aceitar partilhar conosco do lindo exemplo de dedicação aos estudos que ela nos deixou. Seu nome agora está eternizado e sua história torna-se inspiração aos muitos estudantes que iniciarão seu futuro por essa escola. A prioridade da nossa gestão é investir em educação, porque assim estamos construindo o futuro da melhor maneira, formando bons cidadãos. Para dar condições de aprendizagem a nossas crianças, o padrão da nossa gestão é esse, escolas modernas, confortáveis e seguras”, ressaltou o prefeito Assis Ramos durante pronunciamento oficial.

Histórico

Hérica Barros de Jesus, nasceu no dia 23/06/2011. Filha de Ericlenes Fonseca de Jesus e Helaine Barros de Jesus viveu uma linda infância. Amada por todos, por onde passava era notada por sua inteligência e doçura. Sempre dedicada, iniciou sua vida estudantil no Jardim Canossa e aos quatro anos já conseguia ler e escrever as primeiras palavras.

Foi aluna da Escola Chapeuzinho Vermelho e, em 2019, ingressou na Escola Municipal Madalena de Canossa, onde cursava o 5° ano. Estudante aplicada, sonhava ser médica, mas sabia que para isso precisava se dedicar muito.

Adorava viajar com a família e brincar com suas irmãs, mas as viagens que mais lhe encantavam eram feitas nas páginas de seus livros favoritos: Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca, e Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.

Em seus quase 11 anos, Hérica deixou um legado de amor e alegria à vida em um caminho repleto de dedicação aos estudos, com a determinação de que somente através da educação é que se pode chegar cada vez mais longe.

Estrutura para receber as crianças na Escola Hérica Barros de Jesus. (Foto: Patrícia Araújo) 

 

Imperatriz 170 anos