Hospital Municipal de Imperatriz

AÇÕES

Socorrão e UPA São José planejam protocolos interinstitucionais

Objetivo principal é dar maior celeridade aos processos de regulação de pacientes

Publicado em: 13/09/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Socorrão e UPA São José planejam protocolos interinstitucionais

Acolhimento atencioso e integral é um dos focos para promoção da saúde de forma humana (Foto: Maira Soares)

Hospital Municipal de Imperatriz (HMI - Socorrão) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José darão maior celeridade aos processos de regulação e outras demandas. Medidas foram levantadas em reunião entre os diretores Vitor Pachelle (HMI) e Jordana Nunes (UPA), com as presenças das coordenadoras Priscila Ventura, Thailane Santana, Marcela Sobrinho e Evellyn Holanda. 

Na pauta, foram discutidos pontos como alinhamento de fluxos entre as unidades de saúde, integração entre as equipes, humanização nos atendimentos e celeridade na transferência de pacientes, já que o tempo máximo de permanência na UPA para um diagnóstico e tratamento é de 24h. 

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, explica que a reunião sobre o planejamento de protocolos interinstitucionais entre a UPA e o Socorrão “é uma forma de alinhar as equipes das duas instituições, para que o processo de regulação de pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, e demais demandas sejam efetivadas o mais rápido possível, visando a saúde e o bem-estar dos doentes. Nosso foco é o acolhimento de forma atenciosa e integral para promover saúde de forma humana”.

A diretora da UPA São José, Jordanna Nunes, pontua que “o alinhamento entre as unidades irá melhorar a comunicação entre os núcleos de regulação e os profissionais, afim de agilizar as transferências dos pacientes, otimizando o fluxo dentro da unidade. Com isso, o tempo de espera para acomodação nos leitos de regulação será menor”, conclui.

Para que o processo de regulação seja realizado entre as duas instituições, a UPA São José adota protocolos de classificação de riscos, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências e quando necessário faz encaminhamento para internações de média e alta complexidade, estabelecendo a referência para Macrorregional e Socorrão, de acordo com o sistema do Ministério da Saúde (SISREG). 

Hospital Municipal de Imperatriz