Hospital Municipal de Imperatriz

SERVIÇOS

Socorrão alinha demandas do Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Ações são realizadas para melhorar os serviços de saúde realizados na unidade hospitalar

Publicado em: 16/02/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Socorrão alinha demandas do Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira, 16. (Foto: Maira Soares)

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de fevereiro, reunião para discussão e avaliação das ações e serviços do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre equipe estadual e do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI - Socorrão).

Os indicadores do Socorrão de Imperatriz, no que diz respeito à NSP e ao controle de infecções, foram positivos nos parâmetros avaliados. Resultados de uma gestão comprometida em ofertar saúde de qualidade à população.

“Trabalhamos diariamente para melhorar os serviços de saúde pública em Imperatriz, com foco no paciente e em suas necessidades. Alinhar demandas e dar mais qualidade às ações é mais um passo em direção a este objetivo. Para isso, temos que sempre discutir e avaliar as ações que desenvolvemos”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

A médica infectologista, Bianca Ferreira, explica que ações conjuntas e alinhamento de demandas com Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Segurança do Paciente bem como entre Município e Estado são necessárias para o fortalecimento da rede. “Nosso objetivo é integrar as ações, atualizando rotinas e protocolos para oferecer um serviço de melhor qualidade”.

Diretor do HMI, Vitor Pachelle, destaca que a avaliação positiva do hospital ratifica o empenho de toda equipe com a biossegurança, normas e procedimentos para a saúde tanto dos pacientes quanto dos visitantes e dos profissionais.

"Dia a dia vamos avançando nos cuidados com a vida dentro do nosso hospital e para isso ocorrer, é necessário a dedicação de todos que o frequentam. É desafiador, pois o HMI é referência na região, fazemos cerca de 10 mil atendimentos por mês, funcionários, pacientes, acompanhantes, mas temos conseguido avançar nesses indicadores", reforça.

Dentre as ações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, têm-se o monitoramento, avaliação e divulgação do perfil de morbimortalidade hospitalar; a elaboração de diagnóstico, a notificação negativa dos casos e óbitos, semanalmente, quando não houver casos de DNC no hospital. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar cuida da identificação, prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções relativas à assistência hospitalar e em saúde. Além de ações gerenciais e estruturais no hospital.

Com contribuição de Paula de Társsia

Hospital Municipal de Imperatriz