Hospital Municipal de Imperatriz

DADOS

Cirurgias de ortopedia são destaque no Hospital Municipal de Imperatriz

Os traumas mais comuns dos atendidos no pronto-socorro são as fraturas de membros inferiores

Publicado em: 27/07/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Cirurgias de ortopedia são destaque no Hospital Municipal de Imperatriz

Boa parte dos pacientes chegam politraumatizados, com fraturas graves e sequelas irreversíveis. (Foto: Patrícia Araújo)

Foram realizadas no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) 62 cirurgias ortopédicas entre os dias 16 e 25 de julho. Os dados são oriundos do banco de registros cirúrgicos da unidade de saúde. A especialidade representa 42,46% das cirurgias feitas no HMI, que efetuou 146 procedimentos no total, durante o período. Logo depois, vem as cirurgias gerais, com 39, e a vascular, com 22 procedimentos.

Entre os dias citados, foram 195 pessoas atendidas pelas equipes da ortopedia urgente no pronto-socorro. Segundo o ortopedista e coordenador do setor no HMI, Gustavo Aguiar, a maioria desses pacientes é composta por jovens vítimas de acidente de trânsito e os traumas mais comuns são as fraturas de membros inferiores. “A combinação de álcool e trânsito muitas vezes é a causadora desses acidentes. Boa parte chega politraumatizado, com fraturas graves, ocasionando sequelas irreversíveis e até amputações”, comenta.

Ainda de acordo com o especialista, há uma quantidade significativa de pacientes idosos atendidos pela ortopedia urgente. Para o médico, as comorbidades comuns nessa faixa etária preocupa, pois aumentam os riscos de vida. “São fraturas decorrentes da osteoporose, geralmente no quadril, fêmur e punho. A idade preocupa devido a esses pacientes comumente terem diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias e entre outras comorbidades”, explica.

Confira abaixo o quadro do número de cirurgias realizadas entre os dias 16 e 25 de julho, divididas por especialidades:

Exames de Imagem

O significante volume de exames de imagem acompanham os dados das cirurgias ortopédicas. Na data referente, foram 1.335 exames do tipo realizados no hospital. Os mais comuns entre os efetuados são os de raio x, tomografia, ultrassom e ecocardiograma.

*Com colaboração de Maria Almeida

Hospital Municipal de Imperatriz