Hospital Municipal de Imperatriz

CAPACITAÇÃO

Abertas nesta segunda, 28, inscrições para o Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica

Serão ofertadas 50 vagas, com certificação pela Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz - EQTEI

Publicado em: 28/06/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Abertas nesta segunda, 28, inscrições para o Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica

O papel do instrumentador cirúrgico é de extrema relevância para equipe, pois contribui na redução do tempo da cirurgia, preparando a sala de operação e diminuindo os riscos de contaminação hospitalar e infecções pós-operatórias. (Foto: Assessoria)

Iniciada nesta segunda-feira, 28 de junho, as inscrições para o processo seletivo interno do Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica, destinado aos técnicos de enfermagem efetivos do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII. A inscrição é gratuita e realizada na sala do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, localizada no 2º piso, do Socorrinho.

Sobre o curso, a secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que “é uma forma de aprimorar o serviço dos nossos técnicos, os qualificando de forma criteriosa para exercer a função de instrumentador, de modo que facilite sua participação ativa no trabalho em equipe", ressalta.

O papel do instrumentador cirúrgico é de extrema relevância para equipe, pois contribui na redução do tempo da cirurgia, preparando a sala de operação e diminuindo os riscos de contaminação hospitalar e infecções pós-operatórias. O diretor do HMI, Vitor Pachelle, relata que o curso é inédito para os servidores. “A Prefeitura está ofertando o curso pela primeira vez em Imperatriz. Estamos imensamente felizes em poder contribuir com a formação dos nossos servidores. O curso alia a teoria e a prática para capacitar nossos servidores a conduzir situações cirúrgicas no cotidiano do hospital”.

O diretor do HMII, Alberto Clésio, destaca a importância de formar profissionais com habilidades para melhor exercer suas atividades, “fazendo uma práxis com conhecimentos sobre anatomia, fisiologia, microbiologia e atividades específicas sobre procedimentos cirúrgico e assim, adquirir habilidades mais responsáveis junto à equipe cirúrgica”.

Sobre as parcerias, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPS, Manoel Pereira, explica que “é uma forma de dar continuidade ao processo de educação permanente dos profissionais de saúde do hospital que acontecerá durante 8 meses”.

Para a coordenadora do bloco cirúrgico do HMI, Maria da Conceição Silva Pereira - Paraguaçu, o curso é uma forma de ampliar o quadro de profissionais da área. “Com o quadro reduzido de funcionários, o curso irá promover uma melhor qualificação dos nossos profissionais para suprir nossa demanda, com profissionais altamente capacitados e comprometidos com um atendimento profissional de qualidade, zelo e eficiência”, ressalta.

Edital completo: http://novo.imperatriz.ma.gov.br/media/site/notify/saude/edital/edital_do_curso.pdf

Hospital Municipal de Imperatriz