Guarda Municipal

FUNCIONALISMO

Servidores da Guarda Municipal passam por treinamento para adoção do sistema de ponto eletrônico

Apos dois meses em teste, o sistema começa a funcionar na GMI

Publicado em: 28/09/2021 por João Rodrigues

Servidores da Guarda Municipal passam por treinamento para adoção do sistema de ponto eletrônico

Secretário Alair Firmiano durante abertura do treinamento para servidores da GMI. (Foto: João Rodrigues)

Servidores da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) participaram de treinamento na manhã desta terça-feira, 28, que marcou o início da utilização do sistema de ponto eletrônico no órgão de segurança pública. O Hospital Municipal, SAMU 192, dentre outros já adotaram o sistema, e mais pastas ainda serão incluídas nesse processo.

“Nós estamos organizando a folha de pagamento, que tem aproximadamente 10 mil servidores, é uma cidade, praticamente. Então nós precisamos organizar para evitar erros e melhorar tanto para o Município quanto para os servidores. Isso faz parte do processo de modernização da gestão pública”, anuncia o secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano.  

Gestora do Ponto Eletrônico, Bruna Neves de Sousa, explica que a adoção do ponto eletrônico tem previsão legal e dá base para portarias municipais e traz vantagens aos colaboradores.

Uma das vantagens é que a Secretaria Municipal Administração e Modernização (Seamo), em atendimento à orientação do prefeito Assis Ramos, mantém diálogo com representantes de sindicatos das categorias de servidores e tem cuidado ao elaborar as portarias que levam em conta a particularidade de cada pasta. O servidor poderá ter acesso à sua frequência e, em caso de faltas ou atraso, pode apresentar suas justificativas diretamente ao seus superiores hierárquicos.

“O ponto eletrônico é uma iniciativa da Secretaria de Administração para modernizar e levar a tecnologia para o gerenciamento da frequência dos servidores. Houve essa necessidade de trazermos o ponto eletrônico para cá para gerenciar melhor as escalas, o lançamento de trocas de plantões e automatizar as informações que vinham da Guarda Municipal", ressalta Bruna Neves. 

O comandante da GMI, delegado Josenildo José Ferreira, reforça a importância da iniciativa. “Técnicos que gerenciam o sistema repassaram as informações necessárias para que os usuários do sistema tenham a clareza no momento de utilização, não traga prejuízo ao servidor e que haja benefícios no acompanhamento por parte da administração pública”.

Josenildo Ferreira ressalta que a Prefeitura de Imperatriz tem avançado muito na área da modernização e tecnologia, como já acontece na iniciativa privada. Ele também aprova a elaboração da portaria que leva em conta a particularidade de cada secretaria ou pasta.

O advogado Renan Kevin Costa Santos, representante do Sindicato dos Guardas Municipais do Maranhão, disse que foi um ato de cortesia da Prefeitura de Imperatriz em convidar a entidade a participar da reunião de apresentação da portaria que regulamenta o ponto eletrônico.

“Isso foi um ato respeitoso com sindicato, onde pudemos tirar dúvidas e dirimir os próximos passos, até por que a portaria é nova e tem que se adequar à realidade da Guarda de Imperatriz. Aos poucos vamos aperfeiçoando e temos essa visão de parceria com a Prefeitura”, diz o advogado.

Guarda Municipal