Guarda Municipal

GUARDA MUNICIPAL

Prefeitura firma convênio para continuidade da formação da Guarda Municipal

Prefeito Assis Ramos assinou um convênio com o Instituto Federal do Maranhão, IFMA

Publicado em: 29/10/2019 por Ariel Rocha

Prefeitura firma convênio para continuidade da formação da Guarda Municipal

Com a formalização do acordo de cooperação técnica, o próximo passo para dar seguimento à formação é a preparação dos planos das aulas. (Foto: Elton Sales)

Para dar seguimento à formação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, o prefeito Assis Ramos assinou um convênio com o Instituto Federal do Maranhão, IFMA, na manhã desta terça-feira, 29. A parceria estabelece o acordo de cooperação técnica com o órgão, que irá desenvolver o Curso de Formação e Capacitação dos futuros guardas, juntamente com a Fundação Sousândrade e uma empresa contratada pela Prefeitura.

Nessa nova fase do curso, o IFMA entrará com a certificação final dos alunos e está cedendo o espaço para a realização das aulas práticas e teóricas, além de executar componentes da grade curricular e efetivar a prática de tiro. De acordo com o Pesquisador Institucional do IFMA, Johnatha Silva, o objetivo principal do acordo é capacitar os candidatos aprovados. “A Guarda Municipal é um anseio da sociedade imperatrizense, toda a população e os candidatos estão almejando logo a conclusão das etapas legais”, afirmou.

A capacitação é uma complementação necessária na formação dos futuros guardas-municipais, pois está focada no treinamento para o uso de armas de fogo durante a prestação de serviços à comunidade. O secretário José Antônio Silva Pereira, titular da Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, explica que o curso é exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, para conceder o porte de arma. “Através do IFMA, serão contratados profissionais especializados, para que os nossos guardas tenham uma formação de qualidade”, declarou.

Com a formalização do acordo de cooperação técnica, o próximo passo para dar seguimento à formação é a preparação dos planos das aulas. Estimasse o prazo entre 15 a 20 dias para a finalização do planejamento do calendário, que será divulgado para toda a sociedade.

Guarda Municipal