Guarda Municipal

FORMAÇÃO

Guardas Municipais participam de curso para tripulação de embarcações

Desde a primeira realização do curso, a GMI agora totaliza 15 guardas preparados

Publicado em: 06/04/2022 por Dema de Oliveira

Guardas Municipais participam de curso para tripulação de embarcações

Formação iniciou no dia 28 de março de 2022 e termina nesta quinta-feira (7) (Foto: Maira Soares)

Com cinco agentes da Guarda Municipal de Imperatriz, participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para habilitação profissional para condução de embarcação pública, Arrais Amador e Motonáutica. Com os dez agentes formados no primeiro curso ministrado pelos militares da Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, que tem o comando do Capitão Ariel Dantas, a GMI tem agora quinze guardas devidamente habilitados para missões dessa natureza.

Entre os assuntos abordados durante o curso, estão: estrutura das embarcações, primeiros socorros, regras de manobras, luzes e sinais sonoros, noções básicas de navegação, noções básicas de estabilidade, combate a incêndio, operações com motores diesel, prevenção da poluição do meio ambiente. Com esse curso, os guardas municipais estarão qualificados para navegação, técnicas de abordagens, pilotagem entre outras demandas, inclusive de fiscalização.

O objetivo dessa formação da Guarda Municipal de Imperatriz, foi habilitar seus integrantes para apoiar outros órgãos de segurança e defesa civil em situações anormais de cheia do rio Tocantins.

Além da Guarda Municipal, participaram do curso, agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

A formação iniciou no dia 28 de março de 2022, termina na manhã desta quinta-feira (7), com uma prova avaliativa e às 14h, acontecerá a entrega de certificados, na Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Imperatriz, localizada na Rua Coriolano Milhomem no centro da cidade.

O Comandante da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Josenildo Ferreira, enfatizou que “seguindo determinações do prefeito Assis Ramos, continuamos fazendo trabalho de capitação da Guarda Municipal. Fizemos mais uma parceria com a Marinha do Brasil e os GMIs participam do curso de capacitação de pilotagem de embarcações, fazendo com que os componentes da instituição tenham cada vez mais conhecimento em várias áreas de atuação”.

Guarda Municipal