Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal segue com as operações Normalidade Contínua e Sossego

‘Normalidade Contínua’ é um trabalho de manutenção com ostensividade e Sossego, prega o sossego público e combate á poluição sonora

Publicado em: 11/02/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal segue com as operações Normalidade Contínua e Sossego

Sons automotivos, em bares e veículos de propaganda serão fiscalizados. (Foto: Maira Soares)

Agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), estão dando continuidade às operações denominadas ‘Normalidade Contínua’ e ‘Sossego’. A 'Normalidade Contínua’ é um trabalho de manutenção e ostensividade, enquanto a operação ‘Sossego’ visa o combate à poluição sonora, principalmente no que se refere ao uso do som automotivo, muito comum nos finais de semana, o que perturba o sossego das pessoas.

No que se refere a operação ‘Normalidade Contínua’, nesta quinta-feira (10), dois indivíduos foram abordados pela Polícia Militar nas imediações da Unidade Pronto Atendimento (UPA), do Parque São José. Um deles fugiu e dispensou uma arma de fabricação caseira. A PM repassou as informações para a Guarda Municipal, solicitando apoio para localizar o indivíduo. De posse das características dele, os agentes da Guarda abordaram um transeunte na Avenida Silvino Santis, que se deslocava sentido BR-010. Foi confirmado que se tratava da mesma pessoa que havia fugido no momento da abordagem policial.

O indivíduo foi preso, além dos comparsas detidos pelos militares, e apresentados na Delegacia Regional de Polícia Civil, onde a autoridade policial de plantão realizou os procedimentos pertinentes ao caso.

Ainda na última quinta-feira (10), os Agentes da GMI se depararam com uma manifestação na Avenida JK. O movimento contava com um número significativo de pessoas, que incendiaram pneus, e bloquearam a passagem nas duas vias da Avenida. Imediatamente os GMIs acionaram o Corpo de Bombeiros, que dialogaram com os manifestantes, gerenciaram a crise, acabaram com a manifestação e fizeram a limpeza do local.

Operação ‘Sossego’

Nesta quinta-feira (10), a GMI se reuniu com os demais órgãos de segurança da cidade, como Polícia Militar e Secretaria de Meio Ambiente e Trânsito, para definir estratégias da operação ‘Sossego’, que será realizada neste fim de semana. A ação visa coibir possíveis perturbações do sossego e poluição sonora na cidade de Imperatriz.

A operação tem também caráter educativo, fazendo com que donos de bares e a população em geral se conscientizem acerca de ações que possam gerar crime ambiental.

As ações serão realizadas no período em que aglomerações, festas clandestinas, uso de álcool e, consequentemente, a perturbação do sossego e desrespeito aos protocolos habitualmente são maiores. “Tendo em vista essa demanda de parte da população, que precisa ter tranquilidade em seu horário de descanso, vamos intensificar essas ações, e isso será feito cada vez mais e sem tempo para terminar”, destacou o comandante da GMI, Walterly Barros. 

Além dos sons automotivos, sons em bares e locais afins, serão fiscalizados os veículos de propagandas, tendo em vista que alguns não estão respeitando as normas pré-estabelecidas, e muito deles ficam parados em esquinas, fazendo barulho, o que é proibido.

Guarda Municipal