Guarda Municipal

BALANÇO

Guarda Municipal de Imperatriz atendeu 92 ocorrências em maio

Perturbação do sossego público apresenta números reduzidos em relação aos meses anteriores, com apenas quatro casos

Publicado em: 06/06/2023 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz atendeu 92 ocorrências em maio

GMI está pronta para atender demandas da população e contribuir com a organização da cidade. (Foto: Maira Soares)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) divulgou balanço das ações desenvolvidas pelo órgão, durante o mês de maio de 2023, que terminou na última quarta-feira (31). O documento mostra que os serviços prestados aos cidadãos variam. Ao todo, foram 92 ocorrências atendidas, entre elas sobre perturbação do sossego público, entre os casos mais atendidos pela GMI, mas que no mês de maio, apresentou números reduzidos em relação aos meses anteriores, com apenas quatro casos. De janeiro a maio, a Guarda Municipal de Imperatriz já atendeu 422 ocorrências.

Mês a mês, as ações em 2023 apontam os seguintes números: Janeiro (90), Fevereiro (21), Março (69), Abril (150), Maio (92). O balanço de maio e dos demais meses de 2023, demonstra a importância da atuação da instituição para a promoção da segurança na cidade.

A GMI também realiza ações integradas com outros órgãos e instituições. São ações em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos de meio ambiente e de fiscalização do município. E agora, em função dos ataques às escolas, a Guarda também está realizando ações em defesa dos estabelecimentos escolares da cidade.

O comandante da Corporação, Josenildo José Ferreira, fala sobre os relatórios produzidos pela Guarda, com objetivo de prestar contas do trabalho feito. “A Guarda Municipal de Imperatriz produz relatório de ocorrências mensalmente, visando fazer uma análise geral da criminalidade em Imperatriz e das necessidades da adaptação dos serviços da Guarda para combater essa criminalidade. Com relatório estatístico, nós podemos avançar ainda mais nas áreas de atuação, fazendo com que a Guarda Municipal consiga fazer o trabalho para o qual foi criada”.

A GMI é uma guarda ativa, que está próxima à comunidade, atenta aos problemas que ocorrem no espaço público que valoriza a integração com as forças de segurança e os demais órgãos da administração. Isso é um dos fatores que contribui para o combate e a tentativa de reduzir os indicadores de criminalidade na cidade de Imperatriz e os seus povoados da zona rural.

E as ações do mês de junho já começaram. A GMI, especificamente em seu grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), quando em patrulhamento preventivo no Parque das Palmeiras, visualizou uma motocicleta abandonada em uma área de matagal.

A moto Honda CG 125, cor preta, placa NXI-8506, após ter sido verificado a procedência, foi constatado que o veículo tinha registro de inversão de posse, por roubo. Diante da informação, a guarnição de serviço do ROMU, removeu a moto do local onde foi encontrada abandonada, e a apresentou na Delegacia Regional de Polícia Civil, para restituição ao legítimo proprietário.

Guarda Municipal