Governo

AÇÃO

Prefeitura participa de ação social para pessoas em situação de rua

Em Imperatriz, 70% dos moradores em situação são de outras cidades

Publicado em: 15/07/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Governo

Prefeitura participa de ação social para pessoas em situação de rua

Objetivo é orientar, acolher e sensibilizar pessoas em situação de rua. (Foto: Maira Soares)

Prefeitura de Imperatriz, por meio das Secretarias de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (Semus), participou da ação social do Fórum Permanente de Combate às Drogas, "Um dia sem pessoas em situação de rua em Imperatriz-MA", nesta sexta-feira (15), na Praça Brasil, ofertando café da manhã, corte de cabelo, vacinação, aferição de pressão, acolhida nas comunidades terapêuticas,  entre outros serviços.

O Município levou ações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Consultório de Rua, em parceria com o Fórum Permanente de Prevenção às Drogas, 2ª vara da Fazenda Pública, Diocese de Imperatriz e demais órgãos com objetivo de orientar, acolher e sensibilizar pessoas em situação de rua.

Segundo o secretário da Segov, Eduardo Soares, as ações do Centro Pop acontecem constantemente, mesmo em período de pandemia. “As ações acontecem constantemente, a questão não é somente o acolhimento, mas encaminhamentos para saúde, encaminhamentos de terapia, dentre outros”. Sobre a população de rua, o secretário evidencia que a maioria são de outras cidades. “70% das pessoas em situação de rua são de fora e 30% de Imperatriz. As pessoas que fazem parte desse grupo foram abandonadas por suas famílias, ou são dependentes químicos, ou outras razões desconhecidas”, comenta.

Evento na Praça Brasil reuniu parceiros, incluindo a Prefeitura. (Foto: Divulgação) 

O Centro Pop funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com atendimento e acompanhamento de assistentes sociais, pedagogo, refeições com acompanhamento nutricional, local para descanso, atividade física, ações preventivas de saúde, entre outras realizações. O encaminhamento dos usuários ao Centro Pop é feito por abordagem social nas ruas, realizadas por uma equipe da Sedes e incluídos no Cadastro Único do Governo Federal.

Os que não possuem documentação pessoal, a equipe providencia e os atendimentos de saúde são realizados com apoio do programa Consultório de Rua, da Semus com consultas médicas e de enfermagem, requisição de exames, entrega de medicamentos, além de testagem para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais foram os serviços ofertados. 

O Centro Pop é direcionado para a população em situação de rua, seja homem, mulher ou idoso direcionada por abordagens sociais, ou livre e espontânea vontade de quem vive essa realidade. Atendimento é de graça e você não precisa possuir documento para ser atendido.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, explica sobre a parceria entre os órgãos presentes na ação, e que o objetivo da Sedes foi explicar como eles funcionam. "Estivemos presentes com o Centro Pop e o Abrigo Superação. São dois órgãos que se completam. No Centro Pop a população de rua passa o dia, lá eles têm alimentação e atividade. E a noite eles dormem no Abrigo Superação. São esses dois serviços que levamos para a ação", comenta.

Governo