Governo

SERVIÇOS

Mutirão pela erradicação do Sub-Registro atinge as expectativas

Os atendimentos foram de 9h ao meio-dia desta terça-feira na Casa do Idoso Feliz

Publicado em: 14/05/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Mutirão pela erradicação do Sub-Registro atinge as expectativas

Dezenas de pessoas procuraram os serviços nesta terça-feira (14) (Foto: Assessoria)

De uma só vez e em um único local, o comerciante Antônio Muniz dos Reis Neto, de 43 anos, usufruiu gratuitamente de três serviços: vacina contra a gripe e a correção da escrita no Registro de Nascimento dele e do filho de 9 anos. O cidadão foi um dos participantes do Mutirão pela Erradicação do Sub-Registro, realizado na manhã desta terça-feira (14), na Casa do Idoso Feliz, pelo Comitê de Combate ao Sub-registro, liderado pela Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov).

“Meu sobrenome Neto tinha dois ‘Ts’ e um ‘H’, então faz tempo que eu queria corrigir e agora deu certo nesse mutirão. Graças a Deus, também, consegui regularizar o problema na Certidão de Nascimento de meu filho que estava com escrita errada e estou muito feliz”, comemorou Antônio Muniz Neto.

A profissional autônoma Maria Zenira Carvalho comemorou muito a correção de informações em seu Certidão de Casamento, problema que persistia há vários anos.

“Tenho trinta anos de casada e, ainda, estava com a minha identificação de solteira. Colocar o nome de casada na minha identidade fez toda a diferença porque o nome de solteira não estava sendo aceito para tocar a minha empresa, que é uma MEI, Microempreendedor Individual”, disse.

O motorista de caminhão aposentado, Pedro Pessoa, aproveitou para tomar a vacina contra a gripe.

O motorista aposentado Pedro Pessoa, de 71 anos, procurou a Casa do Idoso Feliz para participar da programação interna normalmente, como faz toda semana, e aproveitou o mutirão de atendimentos para colocar a saúde em dia.

“Aproveitei que estavam vacinando contra a gripe e já me imunizei. Gostei muito, foi rápido e ganhei tempo porque não precisarei mais ir ao posto de saúde do meu bairro”, ressaltou o aposentado.

O mutirão é mais um esforço concentrado do comitê, por meio da Segov, que já tem planos para ações idênticas em outros pontos do Município. “A avaliação do evento de hoje é muito positiva. Houve bastante procura em todas as faixas etárias, desde crianças, adolescentes até idosos”, destacou o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Albuquerque.

Os serviços oferecidos foram a 1ª e 2ª vias do Registro Civil, de Casamento, Certidão de Óbito tardio, retificação do nome, entre outras documentações e serviços na área de saúde, como vacinação contra a gripe e testes rápidos de sífilis, além da parte educativa e pedagógica voltada para a orientação da população sobre o combate ao sub-registro.

Eduardo Albuquerque lembrou que vários mutirões já foram realizados e que há planos para a execução de outras ações na zona urbana e rural para atender a demanda que chega diariamente da população. O titular da Segov fez questão de dizer que o movimento para acabar com o sub-registro de nascimento é nacional e Imperatriz abraçou a causa com o apoio de vários parceiros.

Antonio Muniz Neto e Maria Zenira posam ao lado de servidores com documentos emitidos no mutirão.

O tabelião substituto do Cartório do 2º Ofício, Harryson André Cordeiro Cardoso, observou que o mutirão também integra uma mobilização nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Harryson Cardoso revelou que em Imperatriz a maior demanda dos mutirões é para regularização de documentos rasurados, escritos a caneta ou máquina de datilografia ainda da década de 1980 para trás. “A quantidade desses documentos que nos trazem é muito grande e procuramos atender e resolver o problema. Outra particularidade de nossos mutirões é que atendemos a maioria da população em situação vulnerável”, pontuou. Na ação desta terça-feira foram realizados em torno de 100 atendimentos.

Parceiros

Os parceiros são a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Educação (Semed), e órgãos como a Defensoria Pública, os Cartórios do 1º e 2º Ofícios, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e algumas empresas.

Quem desejar atendimento para essa finalidade e não pôde comparecer no mutirão da Casa do Idoso Feliz poderá procurar a Segov, no prédio da sede da Prefeitura, e fazer o agendamento. De posse desses agendamentos, a Segov vai encaminhá-los para a Defensoria Públicas e Cartórios.

Governo