Governo

FERIADO

Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez em 2024

Data reforça a luta contra o racismo e destaca ações locais pela equidade em Imperatriz

Publicado em: 18/11/2024 por Alayres Rámon

Secretaria de Governo

Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez em 2024

A Prefeitura desenvolve iniciativas para garantir atendimento igualitário e fortalecer as relações no ambiente de trabalho e nas escolas (Foto: Letícia Holanda)

Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será um feriado nacional, conforme decreto presidencial promulgado no final de 2023. A data, instituída pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, presta homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da resistência contra a escravidão e símbolo da luta pela liberdade no Brasil.

Além da celebração histórica, a ocasião reforça a necessidade de reflexão sobre o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Em Imperatriz, ações em prol da equidade vêm ganhando destaque. Desde dezembro de 2022, a Prefeitura desenvolve iniciativas para garantir atendimento igualitário e fortalecer as relações no ambiente de trabalho. Segundo Eduardo Albuquerque, secretário de Governo e Projetos Estratégicos, a gestão municipal já qualificou cerca de 3 mil servidores por meio de um programa que busca eliminar preconceitos culturais enraizados e atender com equidade todos os cidadãos. A meta é expandir a iniciativa para todas as secretarias municipais.

Coordenadora do projeto, Edna Ventura, destacou que o treinamento visa sensibilizar os servidores para atenderem com qualidade e respeito pessoas LGBTQIAP+, negras, mulheres em situação de violência, crianças e indígenas. “Todos têm o direito de serem bem atendidos no serviço público municipal e em qualquer espaço”, afirmou.

Eronilde dos Santos Cunha, coordenadora da Coordenação de Educação para Igualdade Racial da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (CEIRI/UREI), ressaltou a importância de abordar o racismo e a equidade no ambiente de trabalho. “Detectar ações de racismo e violência é o primeiro passo para traçar estratégias de intervenção, garantindo um atendimento alinhado aos direitos humanos”, explicou.

Com a institucionalização do feriado, o Dia da Consciência Negra se fortalece como um símbolo de luta por igualdade e pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Governo