FUNDEF/FUNDEB

INVESTIMENTO

Na volta às aulas, alunos terão escolas climatizadas e com energia limpa

Investimentos em placas fotovoltaicas e centrais de ar são oriundos do Precatório do Fundef

Publicado em: 26/05/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Na volta às aulas, alunos terão escolas climatizadas e com energia limpa

Já foram climatizadas 79 salas de aulas, com instalação de 130 equipamentos. (Foto: Sara Ribeiro)

Nesse período de férias escolares, a Prefeitura intensifica os serviços de melhoria estrutural nas unidades de ensino. Nesta terça-feira, 26, o secretário de Educação e Administração, José Antônio Pereira, visitou a Escola Municipal Mariana Luz, no bairro Santa Rita, para acompanhar os serviços de instalação das centrais de ar condicionado e do sistema de energia solar.

A instituição recebe duas frentes de serviço que irão gerar economia e propiciar qualidade educacional aos alunos na volta às aulas presenciais. “Com esses benefícios teremos mais conforto e condições de trabalho. Sabemos o quanto a nossa cidade é quente e o ambiente adequado favorece muito na aprendizagem dos alunos”, observou a vice-gestora, Jovenir Gomes de Sousa.

Foram climatizadas as seis salas de aulas, secretaria e direção, com instalação de 14 aparelhos de ar condicionado, modelo Split, de 12, 18 e 24000 btus. A unidade de ensino atende 537 estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Sobre a montagem dos painéis fotovoltaicos foram instaladas 96 placas. Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, já garantiu instalação de 6.618 painéis, dos 7.728 adquiridos. Com isso, o município contabiliza 21 escolas, das 32 que serão beneficiadas, autossuficientes em energia limpa, com projeto 100% sustentável.

“Tanto a climatização, como o sistema de energia solar são projetos que se complementam e garantem economia ao erário. Investimento muito bem aplicado, com uso do Precatório do Fundef”, enfatizou o prefeito Assis Ramos.

A próxima escola a receber climatização será a Wady Fiquene, no bairro Nova Imperatriz. “Com recurso do Fundef já climatizamos nesse ano 79 salas de aulas, com instalação de 130 equipamentos. Desde 2017, já são quase 300 salas de aula. Nosso objetivo é climatizar todas as 147 escolas da rede”, finalizou o secretário.

FUNDEF/FUNDEB