FUNDEF/FUNDEB

FUNDEF

Com energia solar em escolas, Prefeitura alia sustentabilidade e economia

Até o final de junho 32 escolas municipais serão equipadas com painéis fotovoltaicos

Publicado em: 27/04/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Com energia solar em escolas, Prefeitura alia sustentabilidade e economia

O investimento na ordem de R$ 10 milhões é oriundo do Precatório do Fundef. (Foto: IMADRONEBR)

Até bem pouco tempo, tecnologia vista apenas nos grandes centros do país, os sistemas de energia solar, já são realidade nas escolas da rede municipal de Imperatriz. Com recurso oriundo do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, Fundef, a Prefeitura está equipando 32 escolas com painéis fotovoltaicos. 

Trabalho iniciado há cerca de 15 dias, passou pela Escola Municipal Tiradentes. Equipe de montagem trabalha esta semana na Escola Juracy Conceição e conclusão do serviço está previsto para a próxima quinta-feira, 30. O investimento na ordem de R$ 10 milhões, garante à gestão municipal um passo firme em economia e sustentabilidade.

“Um dos maiores gatos das escolas é a conta de energia. Hoje, com as opções de geração limpa e renovável disponíveis, não há mais motivo para continuar tendo essa despesa. Com a instalação de um sistema fotovoltaico, a conta pode ir para a taxa mínima. Diminui o custo mensal e, ainda assim, investe-se em uma tecnologia de tal forma que valoriza o ambiente educacional, pois nosso objetivo é climatizar todas as salas de aula da rede municipal”, ressalta o prefeito Assis Ramos. 


 

Os 7.728 painéis solares estarão totalmente instalados até o final de junho. “Além da durabilidade média de 25 anos das placas, o custo-benefício também está no retorno financeiro com a redução das faturas dessas unidades num prazo de dois anos e meio”, detalha José Antonio Pereira, secretário municipal de Administração e Educação. 

FUNDEF/FUNDEB