EDUCAÇÃO
Escolas municipais do Polo Estrada do Arroz realizam desfile cívico
Educação, cultura e cidadania marcam o desfile das escolas municipais da zona rural
Publicado em: 07/09/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
Desfile cívico reúne escolas da zona rural e mostra o talento e a dedicação das crianças e estudantes do Polo Estrada do Arroz. (Foto: Matheus Lima)
A manhã desse sábado, 6 de setembro, reuniu emoção, música e tradição entre as escolas do Polo Estrada do Arroz, na zona rural, com ênfase na Educação do Campo. O desfile cívico, realizado pela Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a participação de oito escolas municipais e seis fanfarras. Em seguida, ocorreu a reinauguração da Escola Municipal São Félix, que passou por reformas e ampliação.
Cada escola apresentou um tema educativo e cultural, que variou de homenagens a personalidades locais a profissões, riquezas nacionais, cultura popular, folclore, festas juninas e esportes. As fanfarras municipais Antônio Leite, Moranguinho, Presidente Costa e Silva, Santos Dumont, Dom Pedro I e Moreira Neto marcaram presença e contribuíram para o aprendizado e a vivência cidadã no desfile.
Para os familiares, o desfile tem grande valor pedagógico e afetivo. Evila Silva dos Santos, mãe da pequena Mariá, de 2 anos, da Escola Municipal Dom Marcelino, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento social da filha: “É muito importante, até porque é um desenvolvimento muito grande para ela, para interagir com as outras crianças”. Rosângela Pereira da Conceição, mãe de um aluno da Escola Municipal Tomé de Sousa, destacou que a participação reforça valores de inclusão e cidadania: “É importante para ele vivenciar o 7 de setembro e para se integrar com outros alunos. Acompanhar a preparação foi emocionante”.
A participação dos professores foi fundamental na preparação dos pelotões, desenvolvida em conjunto com os alunos. A professora Regina de Sousa Soares, da Escola Municipal Tomé de Sousa, explicou que o trabalho pedagógico envolveu pesquisas, elaboração de placas e apresentações sobre temas como o pau-brasil, cuja maioria dos estudantes desconhecia as leis de proteção. “É um momento rico em conhecimento, porque eles têm a oportunidade de aprender novos conteúdos, observar o trabalho de outras escolas e se envolver em atividades pedagógicas”, destacou.
A coordenadora da Educação do Campo da SEMED, Janete Jane Aranha de Oliveira, destacou o desfile da zona rural como uma oportunidade de aprendizado e integração entre escolas, professores, gestores, coordenadores e alunos. “O desfile deste ano, tanto do Polo da BR010 quanto do Polo da Estrada do Arroz, conseguiu agregar muitas escolas e envolver de forma significativa as comunidades”, afirmou. Ela explicou que o tema da Semana da Pátria, “Brava Gente Brasileira”, foi trabalhado durante meses nas salas de aula, por meio de rodas de conversa e atividades pedagógicas, permitindo que os estudantes refletissem sobre o significado do tema e se preparassem para a apresentação deste sábado.
Reinauguração da Escola Municipal São Félix marca nova etapa da educação no campo
Fundada em 1962, a Escola Municipal São Félix completa 63 anos em 2025. Após a reforma e ampliação, o prédio conta com cinco salas de aula, biblioteca, secretaria, cozinha, depósito, refeitório, sala dos professores, espaço para informática, sala de robótica e área de descanso para os estudantes, além de quadra de areia e poliesportiva, esta última a ser reformada posteriormente.
A unidade atende educação infantil e ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, com estudantes da própria comunidade e de regiões vizinhas. Durante a reinauguração, Deiciane Fernandes dos Santos de Araújo, mãe de uma aluna do 4º ano e representante da comunidade, participou da cerimônia de entrega da escola e destacou a importância do espaço para as famílias locais. “É um espaço que faz muita diferença para o aprendizado e o bem-estar das crianças”, afirmou, ressaltando ainda o conforto e a segurança proporcionados pelos recentes reparos e melhorias.
Durante a cerimônia de reinauguração, a secretária de Educação, Genilza Sipião, destacou sua relação com a Escola Municipal São Félix, onde estudou na infância. “Começamos essa reforma no dia 3 de janeiro. Para mim, esta escola representa muito mais do que paredes; aqui corri pelas salas e vivi experiências que marcaram minha formação. Quero dizer aos pais que o nosso compromisso, junto com o do prefeito Rildo Amaral, vai além da infraestrutura: é oferecer oportunidades reais de aprendizagem e desenvolvimento para cada criança que passa por aqui”, afirmou.