Notícias

EDUCAÇÃO

Escolas do município desenvolvem atividades pedagógicas durante a Semana da Pátria

As comemorações contam com apresentações de poesias, desfiles no entorno das escolas, confecção de bandeiras, gincanas e contação de histórias.

Publicado em: 03/09/2025 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Escolas do município desenvolvem atividades pedagógicas durante a Semana da Pátria

Crianças da EMEI Edelvira Marques e do Centro Educacional Maranhense participam do desfile pelas ruas do bairro Planalto. (Foto: MATHEUS CARDOSO LIMA)

Além dos preparativos das bandas e fanfarras para o desfile de 7 de setembro, as escolas da rede municipal de ensino realizam ações pedagógicas alusivas à Semana da Pátria 2025, que ocorre de 1º a 7 de setembro em Imperatriz. Com o tema deste ano, “Brava gente brasileira, quem somos?”, as escolas de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental realizam momentos cívicos no pátio, com hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional e do Hino da cidade, desfiles pelas ruas dos bairros, exposições culturais, atividades artísticas, confecção de bandeiras e gincanas.

A Semana da Pátria começou na segunda-feira, 1º de setembro, com a Corrida do Fogo Simbólico, que contou com a participação de oito escolas e 40 alunos-atletas destaques nos Jogos Escolares. Eles carregaram a tocha pelas ruas da cidade até a Prefeitura de Imperatriz. No local, ocorreu o acendimento da Pira Olímpica, o hasteamento das bandeiras de Imperatriz, Maranhão e Brasil, e pronunciamentos de representantes da gestão municipal e do legislativo.

Durante a semana, todas as escolas municipais promovem atividades pedagógicas. Entre os exemplos estão as escolas de Educação Infantil Risco e Rabisco, Maria Darcy José Carneiro, Juracy Conceição e Jackson Lago, com ações no pátio. Outras instituições, como a Escola Municipal de Educação Infantil Jeová Pereira, a Creche Municipal Antônia Glaucimeire, a Escola Municipal de Educação Infantil Edelvira Marques, José Ribamar Garros, Hérica Barros e Santa Terezinha, organizam desfiles das crianças ao redor das unidades e atividades lúdicas com símbolos nacionais, incluindo poesias, músicas, danças e contação de histórias.

A coordenadora da Educação Infantil, Edilma Nogueira, ressalta que a Semana da Pátria é uma oportunidade importante para promover a consciência cidadã desde a infância. “É na infância que formamos o adulto. Por isso, é fundamental que as escolas desenvolvam ações de conscientização desde cedo, mostrando às crianças o compromisso de serem cidadãos participativos e atuantes nos processos sociais da cidade, do estado e do país, além de entender o valor da democracia e de ser brasileiro. Mesmo que os desfiles ocorram de forma simbólica nos arredores ou dentro das instituições, a criança precisa se sentir parte dessas ações”, afirmou.

Algumas escolas municipais iniciaram as atividades cívicas antes da Semana da Pátria. Entre os exemplos, a Creche Municipal Aconchego realizou um desfile, e a Escola Municipal Santos Dumont organizou uma gincana com ações pedagógicas sobre o tema “Imperatriz e o nosso povo”, direcionadas às turmas do 1º ao 5º ano do turno vespertino. A aluna Aylla Andrade, da Escola Municipal Santos Dumont, destacou que a gincana foi uma oportunidade de aprender mais sobre a cidade: “A gincana nos permitiu conhecer Imperatriz de forma dinâmica e divertida, com as provas que realizamos”, afirmou.

Para a gestora da Creche Municipal Aconchego, Cynara Maria Santos, o momento cívico é uma oportunidade de trabalhar atividades pedagógicas que despertam o pertencimento e a consciência da identidade cidadã das crianças e adolescentes. “Dividimos as turmas pelas cores da bandeira do Brasil e estamos, ao longo da semana, explicando o significado de cada cor, organizando vestimentas nos tons correspondentes e realizando atividades lúdicas, histórias e dramatizações”, explicou.

Desfiles Cívicos

As escolas municipais participam dos desfiles cívicos da Semana da Pátria, que abrangem diferentes regiões da cidade. Na sexta-feira, 5 de setembro, às 16h, os alunos da zona rural do Povoado Lagoa Verde desfilarão, acompanhados de nove fanfarras escolares e de instituições civis e religiosas da região. No sábado, 6 de setembro, às 8h, o desfile será na Estrada do Arroz, com sete fanfarras de escolas e instituições locais, concentradas na Creche Municipal Dom Marcelino. Já no domingo, 7 de setembro, às 7h30, o desfile principal ocorrerá na Avenida Getúlio Vargas, com a participação de 29 bandas e fanfarras de 14 escolas da rede municipal de ensino.

Notícias