Educação

FORMAÇÃO

Semed desenvolve projeto “Melhor Ensino, Maior Ideb”

Formação continuada é voltada aos professores do 5° e 9° ano

Publicado em: 18/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Semed desenvolve projeto “Melhor Ensino, Maior Ideb”

O programa de formação continuada dos professores, que atuam no 5° e 9° ano, tem o objetivo de orientar os profissionais da Língua Portuguesa e Matemática sobre descritos exigidos pelo MEC (Foto: Joceir Júnior)

            Para garantir a melhoria na aprendizagem e a elevação dos índices educacionais no Ensino Fundamental, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, implantou no início de maio o projeto "Melhor ensino, Maior Ideb". O programa de formação continuada dos professores, que atuam no 5° e 9° ano, tem o objetivo de orientar os profissionais da Língua Portuguesa e Matemática sobre descritos exigidos na Matriz de Referência, determinados pelo Ministério da Educação, nas avaliações externas, como a Prova Brasil.

            De acordo com Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino da Semed, o curso é dividido em dois ciclos. "A primeira parte da formação foi destinada aos 120 professores que trabalham com turmas do 5° ano. Na semana passada reunimos cerca de 90 professores da área de matemática que atuam no 9° ano e nessa semana é a vez dos 150 professores da área de Língua Portuguesa", explicou.

            A pedagoga Maria Elinete Gonçalves, coordenadora dos Anos Finais da Semed ressalta que os encontros são realizados por área, para facilitar a análise do material. "Além dessa separação, dividimos em grupos de até 20 professores para que todas as dúvidas sejam eliminadas e eles elaborem os itens exigidos nas avaliações, para criarem o banco de dados dos simulados e exercícios em sala de aula, ainda nesse primeiro semestre".

            Segundo o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o papel dos sistemas públicos de ensino é o de garantir a aprendizagem aos alunos. "A prioridade da gestão municipal é oferecer todas as condições para que as crianças e jovens desenvolvam suas potencialidades por meio da educação".

            A segunda etapa da formação será realizada em agosto, antes do segundo simulado preparatório para a Prova Brasil.

Educação