Educação

APOIO

Rede Municipal participará de Olimpíada Brasileira de Matemática

Semed oferece apoio logístico para incentivar alunos e professores

Publicado em: 26/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Rede Municipal participará de Olimpíada Brasileira de Matemática

As provas serão aplicadas no dia 06 de junho nas 60 escolas, das zonas urbana e rural, inscritas na avaliação (Foto: Dávila Henrique)

            Mais de sete mil estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Imperatriz vão participar da primeira etapa da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017). As provas serão aplicadas no dia 06 de junho nas 60 escolas, das zonas urbana e rural, inscritas na avaliação.

            O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), elabora as provas com o objetivo de promover o estudo das ciências exatas, identificar jovens talentos e estimular seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

            Segundo Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação, a OBMEP é uma avaliação externa disponibilizada pelo MEC e facultativa às escolas. “Nosso papel é o de incentivar e dar o apoio logístico para que as instituições proporcionem aos nossos alunos oportunidades de descobrir e aprimorar suas habilidades. Além disso, oferecer o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional”, destacou.

            Cronograma

De acordo com o regulamento, os alunos participantes da OBMEP 2017 serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: Nível 1 – alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e; Nível 3 – de qualquer ano do Ensino Médio.

“Na primeira fase todos os inscritos respondem prova objetiva. Os aprovados para a segunda fase, realizada em 16 de setembro, vão fazer a prova discursiva em escolas polo”, explica Socorro Bezerra, responsável pela Comissão de Ciência e Tecnologia da SEMED.

Educação