Educação

Conhecimento

Professores e Coordenadores participam de formações sobre Educação Antirracista e Ambiental

Encontros ocorreram na UAB e Escola Luís de França simultaneamente

Publicado em: 06/12/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Professores e Coordenadores participam de formações sobre Educação Antirracista e Ambiental

Encontro da Educação Ambiental (Foto: Sara Ribeiro)

Por uma educação inclusiva e transformadora, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou mais duas etapas de formações continuadas nesta sexta-feira (06). Direcionado para professores e coordenadores pedagógicos, os encontros trataram sobre Educação Antirracista e Educação Ambiental. 

Realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram do III módulo do Pacto pela Alfabetização e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. As turmas de 1º e 2º ano, a dialogo foi sobre Alfabetização Antirracista com foco nos valores afro-brasileiros, com a temática: “Pintando de preto a literatura infantil”. 

Para as turmas de 3º ao 5º ano, foi destacado a Educação Antirracista e recomposição das aprendizagens, sobre “Jogos africanos e indígenas”. “Foram dois dias de formação nossos professores da rede municipal, encerrando com chave de ouro nossos encontros do ano”, informou Sema Milhomem. 

Já os coordenadores pedagógicos marcaram presença no Encontro Formativo do Programa Meu Ambiente, na Escola Municipal Luís de França Moreira. A formação destacou o trabalho desenvolvido no 1º Ciclo, com relatos de experiências de sucesso nas escolas.

“Objetivo do nosso encontro é compartilhar, refletir e ressignificar práticas pedagógicas de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz, além de fazer os encaminhamentos de ações para o próximo ciclo”, frisou o coordenador Geilson Reis. 

A coordenadora pedagógica Cleudeny Alves elogia o encontro formativo. “Foi muito proveitoso, pois vimos diversas experiências de escolas da rede pública de ensino, com projetos feitos com recursos que seriam desperdiçados, ou seja, descartados no lixo. A importância da preservação ambiental nas escolas faz toda a diferença entre os alunos e a comunidade escolar”. 

Educação