Educação

Certificação

Inscrições para o Encceja encerram na sexta

Exame garante certificação do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 14/08/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Inscrições para o Encceja encerram na sexta

Maria José, 74 anos, faz sua inscrição e vai tentar a certificação do Ensino Fundamental (Foto: Joceir Júnior)

Jovens e adultos, que não concluíram a Educação Básica, têm até 18 de agosto para se inscreverem, gratuitamente, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Participação é voluntária e oferece, aos candidatos, a oportunidade de concluir a etapa inicial da formação. Interessados devem acessar o site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

A idade mínima para inscrição é de 15 anos, para a certificação do Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio. De acordo com Ana Meires Pereira, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, “podem fazer o exame os alunos matriculados na EJA e, também, quem está fora da escola. Quem estiver com dificuldade em realizar a inscrição deve procurar a Coordenação da EJA, na Secretaria Municipal de Educação”.

A aposentada Maria José é uma das candidatas à conclusão do Ensino Fundamental pelo Encceja. Aos 74 anos, ela diz que tem, novamente, a chance de realizar o sonho de continuar os estudos: “Meu sonho é ser geóloga. Eu coleciono vários tipos de pedras. Parei de estudar há muito tempo e, agora, posso receber meu certificado e continuar a estudar”.

Educação