Educação

ENFRENTAMENTO

Escolas municipais participam de programação do “18 de maio”

Instituições contaram com o apoio do Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude

Publicado em: 22/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Escolas municipais participam de programação do “18 de maio”

As ações foram realizadas em alusão a data 18 de maio, dia que lembra o combate à violência infantil (Foto: Linair Sousa Soares)

            Palestras, apresentações musicais e teatrais, declamação de poesias e reflexões marcaram a Semana de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para reforçar as atividades, as escolas da rede municipal realizaram uma blitz, na última sexta-feira (19), com participação de alunos das unidades de ensino Frei Manoel Procópio, Renato Moreira, Frei Damião e Tocantins. As ações foram realizadas em alusão a data 18 de maio, dia que lembra o combate à violência infantil.

            “O Setor de Acompanhamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação também participou da programação. Realizamos, entre os dias 09 a 18 de maio, ciclo de palestras nas escolas, em parceria com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude de Imperatriz”, ressaltou Eurilene Alves, coordenadora.

História da data

            No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito nos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos.

Educação