Educação

SEMED

Escola municipal promove projetos extracurriculares

Ações refletem dedicação e empenho na educação pública

Publicado em: 07/04/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Escola municipal promove projetos extracurriculares

As iniciativas extracurriculares fazem parte da rotina escolar, além dos diversos projetos que envolvem toda a comunidade (Foto: Luana Barros)

            Uma aula diferente. Os livros, cadernos, quadro e pincel foram substituídos nesta semana por maquetes e vídeos elaborados por 82 alunos das turmas de 8º ano da Escola Municipal Castro Alves I, na Vila Lobão. Idealizada pelo professor de ciências e coordenador pedagógico da escola, Erisvaldo Alves, a atividade faz parte do planejamento didático anual das aulas de Ciências e tem o objetivo de promover aprendizagem significativa por meio da prática.

            Erisvaldo esclarece que as iniciativas extracurriculares fazem parte da rotina escolar, além dos diversos projetos que envolvem toda a comunidade: Bazar Solidário, Ação Literária e programação da Semana Santa, por exemplo. “É com muita alegria que parabenizo cada um dos meus alunos. Com o ótimo desempenho deles, mostramos que há sim condições de ter educação pública de qualidade, quando existe empenho e dedicação por parte do professor e deles, principalmente” - enfatizou.

            Além dos projetos e ações apresentadas, a escola é pioneira na realização da Mostra de Química, com alunos do 9º ano. A atividade integra o Programa de Iniciação Científica, que resulta na Feira de Ciências e Artes da Escola Castro Alves I (FECAI), realizada no segundo semestre do ano letivo.

            De responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Escola Municipal Castro Alves I foi fundada em 19 de fevereiro de 1980 com o nome de Escola Municipal Roque Gomes, mas, com a criação do Conselho Municipal de Educação, em 1998, passou a se chama Escola Municipal Castro Alves I, sendo reconhecida e autorizada a funcionar com as séries do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Hoje, atende turmas do 6° ao 9° ano e tem como gestora, a professora Maria Ivanilde Gomes do Carmo.

Educação