Educação

PLATAFORMA

Diário online será implantado na Rede Municipal

Sistema reunirá todas as informações da rotina escolar

Publicado em: 29/06/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Diário online será implantado na Rede Municipal

A Semed já iniciou a capacitação para a utilização do sistema, como o cadastro das matrizes curriculares, ofertas de disciplinas e vinculação dos professores (Foto: Joceir Júnior)

            A partir deste ano, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) contará com uma nova ferramenta para facilitar o gerenciamento de toda a Rede Municipal: o diário online. Todas as 157 instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão integradas à plataforma de gerenciamento escolar. O programa, denominado de Gestão Educacional (Geduc), foi desenvolvido pela Genesistech Soluções Tecnológicas Ltda e adquirido pelo Município através de parceria privada.

            O objetivo é reunir em uma única base de dados todas as informações referentes ao funcionamento da Rede Municipal. “O sistema de gerenciamento não irá controlar apenas o diário de classe do professor, como registro de notas e frequência. Vamos poder acompanhar desde a parte pedagógica, recursos humanos até a distribuição da merenda escolar” - enfatiza o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

            A equipe da Semed já iniciou a capacitação para a utilização do sistema, como o cadastro das matrizes curriculares, ofertas de disciplinas e vinculação dos professores nas disciplinas. “No segundo momento iremos treinar os gestores de escolas onde os mesmos serão capacitados nas rotinas administrativas, cadastro de alunos e responsáveis e preparação do ambiente para o diário online. Num terceiro momento faremos a apresentação aos professores" - informou Marceones de Sousa Silva, sócio e programador chefe da empresa responsável pela implantação.

            O Geduc funciona online, em diversas plataformas como smartphone, tablet e notebook, em qualquer sistema operacional, tanto Windows como Linux e Mcos. O acesso das escolas, usuários e alunos é ilimitado. “Até as famílias poderão acompanhar a vida escolar de seus filhos, com acesso facilitado ao banco de dados”, detalhou Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação.

            O sistema possui os módulos de lotação, gestão escolar, protocolo, almoxarifado, patrimônio, avaliação institucional, prestação de contas transporte e projetos.

Educação