Diálogo

MEIO AMBIENTE

Alunos de instituto recebem orientações sobre técnicas de arborização urbana

Além da palestra, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente analisaram árvores do campus do IEMA

Publicado em: 02/11/2017 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Alunos de instituto recebem orientações sobre técnicas de arborização urbana

Alunos do IEMA recebem da Secretaria de Meio Ambiente, instruções sobre arborização urbana. (Foto: Sara Batalha)

O engenheiro florestal Jorge Mignoni, do setor de Áreas Protegidas e Paisagens da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, ministrou palestra sobre o tema arborização, aos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IEMA, na manhã de quarta-feira, 01. As turmas dos cursos de Silvicultura e Paisagismo receberam orientações valiosas sobre práticas de arborização urbana, disciplina de poda e corte, aspectos a serem observados na hora do plantio, entre outras.

Jorge foi acompanhado por outros profissionais da Secretaria, sendo o biólogo Wendjany Sousa e a engenheira florestal Bárbara Soares. Jorge pontuou os principais benefícios da arborização urbana, como redução da poluição, conforto térmico, proteção dos corpos d’água e do solo, melhora a saúde física e mental da sociedade, embelezamento da paisagem, entre outros benefícios. De igual modo foi esclarecido que, antes de realizar o plantio devem ser considerados alguns aspectos, como o local apropriado e a espécie de muda mais indicada para cada situação.

“Esta é mais uma apresentação do nosso trabalho de campo. Eles poderão associar a matéria que eles viram no curso com a atividade que nós desenvolvemos na prática na Secretaria, em relação às árvores urbanas e o paisagismo. Isso é muito importante porque põe o aluno em confronto da teoria com a prática”, explicou o engenheiro.

A aluna do curso de Paisagismo, Maria dos Reis observou que a explicação sobre tipos de poda e sobre a legislação que regula o corte e poda de árvores foi o que mais lhe chamou a atenção. “Achei muito interessante quando ele falou sobre a melhor forma de podar para não prejudicar a árvore e sobre a lei municipal que regula a poda e corte, que eu nem sabia que existia. Amei a palestra”, disse a aluna.

Depois do momento da palestras, os alunos acompanhados da equipe técnica da Semmarh e de professores do Instituto, percorreram o campus e analisaram a situação da fito sanidade de algumas árvores. Neste momento foi constatada a necessidade de retirada de uma das árvores, por ela estar comprometida devido à infestação de cupins.

Diálogo